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Mundial de Endurance

Comitê de Endurance da FIA define fluxo de combustível e equivalência de tecnologia da LMP1

RIO DE JANEIRO – A complexa equação do fluxo de combustível dos protótipos LMP1-Hybrid do Mundial de Endurance (FIA WEC) e a equivalência de tecnologia entre os modelos Audi, Porsche e Toyota foi finalmente revelada pelo Comitê de Endurance da FIA nesta quinta-feira. Após a coleta dos dados recolhidos pelos fabricantes no Prólogo da temporada […]

MOTORSPORT : FIA WEC PROLOGUE - LE CASTELLET (FRA) 03/27/2014

RIO DE JANEIRO – A complexa equação do fluxo de combustível dos protótipos LMP1-Hybrid do Mundial de Endurance (FIA WEC) e a equivalência de tecnologia entre os modelos Audi, Porsche e Toyota foi finalmente revelada pelo Comitê de Endurance da FIA nesta quinta-feira.

Após a coleta dos dados recolhidos pelos fabricantes no Prólogo da temporada 2014 em Paul Ricard, os homens da FIA concluíram o EoT entre os modelos diesel da Audi e os protótipos a gasolina de Porsche e Toyota. Em dezembro, foi publicada a primeira tabela, que acaba revista quatro meses depois, por conta dos testes coletivos. Toyota e Porsche serão fortemente beneficiados na tabela de energia dispendida por volta, com um incremento na capacidade de combustível dos bólidos.

Para a Audi, não é a melhor das situações. O construtor alemão, que optou por um sistema ERS (Energy Recovering System) na categoria 2MJ por volta, enfrentará redução na tabela de energia e também na capacidade de combustível do R18 e-tron quattro. Porsche e Toyota optaram pela categoria 6 MJ/volta.

Em números, isso significa o seguinte: a Audi trabalhará com 1.34 MJ de ERS nas 6 Horas de Silverstone, podendo ter um fluxo de combustível de 80,2 kg/hora de diesel. Porsche e Toyota virão com 4.02 MJ de ERS e 89,5 kg/hora no fluxo de gasolina. Em Spa-Francorchamps e Le Mans, os números voltam a sofrer modificações de acordo com o comprimento do traçado de ambas as pistas. E assim será até a 3ª etapa, porque o EoT volta a sofrer mudanças apenas para a corrida de Austin, em setembro.

Confira no link o boletim do Comitê de Endurance da FIA