A Mil por Hora
Fórmula 1

Dia dos Felipes

RIO DE JANEIRO – Enfurnado no IBC, mergulhado na Copa e no trabalho aqui no Fox Sports, praticamente não tenho tido a menor condição de acompanhar nada da Fórmula 1. Não vi, confesso, o GP do Canadá e não vi absolutamente nada de treino algum do GP da Áustria, de volta ao calendário após uma […]

RIO DE JANEIRO – Enfurnado no IBC, mergulhado na Copa e no trabalho aqui no Fox Sports, praticamente não tenho tido a menor condição de acompanhar nada da Fórmula 1. Não vi, confesso, o GP do Canadá e não vi absolutamente nada de treino algum do GP da Áustria, de volta ao calendário após uma longa ausência.

Porém, como esse blog trata de automobilismo em sua essência, não posso deixar passar batido que este sábado, 21 de junho, é o “Dia dos Felipes”.

Grande performance de Felipe Massa, pole no Red Bull Ring na volta da Áustria à Fórmula 1

Eu explico: seis anos após o fatídico GP do Brasil de 2008 (e lá se vão 93 corridas, se não me engano), Felipe Massa conquistou sua primeira pole position. A décima-sexta na carreira. A primeira da Williams desde Pastor Maldonado no GP da Espanha de 2012. Outra: Valtteri Bottas ficou em segundo no grid, o que significa um 1-2 da equipe de Frank e Claire Williams, algo que não acontecia havia onze anos, quando a Williams ainda assustava como equipe grande na Fórmula 1.

A pole de Massa e o segundo posto de Bottas colocam fim no domínio da Mercedes-Benz, que vinha conquistando todas as poles com seu W05. É um feito que derrubou muito bolão por aí, não tenham dúvidas. E o que restou aos dois carros prateados? O 3º lugar de Nico Rosberg e a nona posição de Lewis Hamilton, que ficou sem tempo no Q3 após dar uma rodada na parte decisiva da qualificação.

Imbatível e irresistível, Felipe Nasr venceu pela segunda vez na GP2 Series

Já na GP2 Series, cuja primeira corrida da programação austríaca foi disputada após o treino classificatório da Fórmula 1 no Red Bull Ring, Felipe Nasr deu show com o carro #3 da Carlin Motorsport. Venceu de ponta a ponta, sem ser incomodado por ninguém e em nenhum momento deixou de figurar na frente – mesmo no pit stop obrigatório, a diferença era mais do que confortável para chegar a um triunfo saudado por toda a equipe Williams (pois Nasr é piloto de testes do time britânico) no pódio, partilhado com outros dois pilotos ligados a times da Fórmula 1: o belga Stoffel Vandoorne (ART Grand Prix) chegou em segundo e Raffaele Marciello (Racing Engineering) foi o 3º colocado. O belga é piloto de testes da McLaren e “Lello” é da Ferrari Driver Academy.

O sábado é o “Dia dos Felipes”. Amanhã, será dia de quem, afinal?