A Mil por Hora
United Sports Car Championship

ESM sai na frente no primeiro treino em Glen

RIO DE JANEIRO – Começaram nesta sexta-feira as atividades de pista das 6 Horas de Watkins Glen, 7ª etapa do Tudor United SportsCar Championship – terceira com todas as categorias na pista ao mesmo tempo. Não por acaso, a prova do próximo domingo também é válida pelo Tequila Patron North American Endurance Challenge, que chega […]

practice 1

RIO DE JANEIRO – Começaram nesta sexta-feira as atividades de pista das 6 Horas de Watkins Glen, 7ª etapa do Tudor United SportsCar Championship – terceira com todas as categorias na pista ao mesmo tempo. Não por acaso, a prova do próximo domingo também é válida pelo Tequila Patron North American Endurance Challenge, que chega à sua terceira corrida – já foram disputadas as 24 Horas de Daytona e também as 12 Horas de Sebring.

E no primeiro treino livre, os protótipos LMP2 superaram os Daytona Prototypes: a melhor marca foi do HPD ARX-03b #1 da Extreme Speed Motorsports. O carro de Scott Sharp/Ryan Dalziel marcou 1’39″918, meio segundo mais rápido que o Morgan Nissan #42 de Alex Brundle/Olivier Pla/Ho-Pin Tung.

O Corvette DP de Richard Westbrook/Michael Valiante ficou com a terceira colocação, mais de sete décimos de segundo atrás do melhor tempo do dia. O brasileiro Christian Fittipaldi e seu parceiro João Barbosa, vencedores da prova ano passado, ficaram em quarto lugar. Oswaldo Negri/John Pew marcaram o 7º melhor tempo da sessão.

Entre os Prototype Challenge, que vêm de uma corrida isolada do resto do campeonato no Kansas, onde dividiram a pista com os IMSA Lites, o #25 de Sean Rayhall/Eric Lux/Tom Kimber-Smith ficou com o 10º tempo geral e foi o mais rápido da classe – 1’42″555, mais de meio segundo à frente do #54 de Colin Braun/Jonathan Bennett/James Gue. Vencedores em Laguna Seca, Mirco Schultis/Renger Van der Zande ficaram em terceiro, enquanto o carro do brasileiro Bruno Junqueira e seus parceiros Duncan Ende e Ryan Lewis ficou em nono na categoria, 21º na geral.

Na GTLM, deu 1-2 da BMW com o time de Bobby Rahal liderando a folha de tempos: o #55 de Bill Auberlen/Andy Priaulx marcou 1’45″652 contra 1’45″698 de Dirk Müller/John Edwards. O Porsche #911 com Nick Tandy/Patrick Pilet/Richard Lietz foi o terceiro mais rápido, à frente do Viper #91 agora em cores ‘novas’, revivendo a antiga pintura do modelo no início da década passada.

Em contrapartida, a Krohn Racing, que anunciara o retorno de Jaime Melo às pistas, alinha apenas com Tracy Krohn/Nic Jönsson. Uma pena: não sabemos o que terá acontecido para a negociação dar para trás e o piloto de Cascavel adia mais uma vez seu regresso às grandes competições internacionais de automobilismo.

A divisão GTD viu o Porsche de Leh Keen/Cooper MacNeil/Philip Frommenwiler cravar a melhor marca da sessão livre em 1’50″322, quase três décimos abaixo da Ferrari de Townsend Bell/Bill Sweedler e do Porsche de Madison Snow/Jan Heylen. O Audi de Nelson Canache Jr./Brett Sandberg/Spencer Pumpelly ficou em quarto.

Dos 55 carros inscritos, 52 marcaram tempo: o Viper de Ben Keating/Jeroen Bleekemolen só completou uma volta e os Porsches #19 e #71, sem pilotos, não devem participar da prova neste domingo.

O resultado do primeiro treino livre está aqui.