A Mil por Hora
Nascar

Sprint Cup com o menor grid do ano: 42 carros

RIO DE JANEIRO – Quem acompanha a Nascar habitualmente na mídia e principalmente nas transmissões do Fox Sports sabe que o limite máximo de pilotos por prova na Sprint Cup é de 43 carros, baixando para 40 na Nationwide Series e 36 na Camping World Truck Series. Pois esse limite da divisão principal da Stock […]

Kentucky-NASCAR-Cup-start
Situação pouco usual na Sprint Cup: com 42 inscritos, ninguém fica de fora da corrida do próximo sábado

RIO DE JANEIRO – Quem acompanha a Nascar habitualmente na mídia e principalmente nas transmissões do Fox Sports sabe que o limite máximo de pilotos por prova na Sprint Cup é de 43 carros, baixando para 40 na Nationwide Series e 36 na Camping World Truck Series.

Pois esse limite da divisão principal da Stock Car estadunidense não será atingido no próximo sábado, quando haverá a 17ª etapa da temporada no Kentucky Speedway.

Justamente no momento em que o campeonato chega perto de sua primeira metade, acontece uma situação que não tem sido comum nos últimos anos. Em 2001, numa prova disputada no New Hampshire International Speedway – por sinal adiada em razão dos ataques terroristas do 11 de setembro, o grid tinha 42 carros e na ocasião a vitória foi de Robby Gordon.

Antes disso, por diversas ocasiões, a temporada de 1996 também apresentou corridas com 42 participantes, um abaixo do limite máximo do regulamento e na “Milha Monstro” de Dover, houve 41. E em 1997, mesmo com 47 inscritos, chegou a se realizar uma prova em Talladega também com 42 carros.

Crise? Não se sabe ao certo, mas é notório que nem todas as equipes têm reunido condições – principalmente as de menor porte – de disputar o campeonato inteiro. Alguns pilotos, como Parker Kligerman, ficaram pelo caminho. E desta vez, quem contribuiu para que o grid ficasse desfalcado foi a Randy Humphrey Racing, que inscrevera o #77 mas retirou-se do evento. A alegação é que a equipe precisa se reestruturar e o regresso do carro está marcado para daqui a um mês na Brickyard 400, em Indianápolis.

Até lá, resta a todos a torcida para que não seja frequente a queda no número de participantes da Sprint Cup.