A Mil por Hora
Nascar

Punições severas para Hamlin e JGR após Indianápolis

RIO DE JANEIRO – A Nascar não brinca quando necessário. Regra é regra e a equipe Joe Gibbs Racing explorou uma brecha para dar um ganho de downforce ao carro #11 de Denny Hamlin durante a última edição da Brickyard 400, em Indianápolis. A falcatrua foi descoberta e foi anunciada uma punição bastante severa não […]

20140729hamlinmain.jpg.main
Punições a granel, que vão de perda de pontos, a suspensão e multa, mancham o 3º lugar de Denny Hamlin na Brickyard 400 (Foto: Nascar)

RIO DE JANEIRO – A Nascar não brinca quando necessário. Regra é regra e a equipe Joe Gibbs Racing explorou uma brecha para dar um ganho de downforce ao carro #11 de Denny Hamlin durante a última edição da Brickyard 400, em Indianápolis. A falcatrua foi descoberta e foi anunciada uma punição bastante severa não só ao piloto como também à escuderia e, claro, ao chefe de equipe Darian Grubb. Numa escala de 1 a 6 de punições, esta foi de grau 5, quase que uma infração gravíssima dentro da categoria.

Para começo de conversa, Hamlin perdeu 75 pontos na classificação do campeonato. Para sua sorte, o piloto já tem uma vitória no campeonato, o que não o deixa fora do Chase. Mas para efeito de pontos, ele despencou de 11º para vigésimo-primeiro. Caiu, portanto, dez posições. A perda de pontos também se aplica para a Joe Gibbs Racing no campeonato de proprietários da Sprint Cup.

Darian Grubb sofreu as maiores sanções, no fim das contas. O chefe de mecânicos foi suspenso pelas seis próximas provas e posto em observação (o chamado probation) pelos próximos seis meses. E também levou uma multa de US$ 125 mil, pouco mais de R$ 270 mil, por conta das infrações cometidas e verificadas pelos commissários em Indianápolis.