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RIO DE JANEIRO – Um dia histórico para a Nascar e para o Indianápolis Motor Speedway. A Brickyard 400 chegou à sua 21ª edição neste domingo e, em pouco mais de duas décadas, a prova da Stock Car já tem um vencedor que ganhou mais vezes no mítico oval do que qualquer outro piloto – […]

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“Kissing the bricks”: com a quinta vitória em Indianápolis, Jeff Gordon é o maior vitorioso na história de 103 anos do mítico oval estadunidense (Foto: Andy Lyons/Getty Images)

RIO DE JANEIRO – Um dia histórico para a Nascar e para o Indianápolis Motor Speedway. A Brickyard 400 chegou à sua 21ª edição neste domingo e, em pouco mais de duas décadas, a prova da Stock Car já tem um vencedor que ganhou mais vezes no mítico oval do que qualquer outro piloto – inclusive os das 500 Milhas de Indianápolis, que acontecem desde 1911.

Perto de completar 43 anos (seu aniversário é dia 4 de agosto), Jeff Gordon deu-se de presente antecipado o quinto triunfo na pista, superando os tetracampeões da Indy 500 A.J. Foyt e Al Unser, além do companheiro de Sprint Cup Jimmie Johnson. Para completar, o dia 27 de julho para o qual foi programada a corrida foi instituído como o “Jeff Gordon Day”.

Tem mais: foi a 90ª vitória do piloto na principal categoria da Nascar em 20 anos. Há duas décadas, ele não passava de um mero desconhecido, um jovem californiano atrevido, com um bigodinho muito do safado, entrando com a cara e a coragem para desafiar os rednecks que ainda tomavam conta da categoria e, inclusive, peitar nomes de peso feito Dale Earnhardt.

O tempo passou. De revelação, Gordon passou a campeão e depois a tetracampeão, tendo um contrato vitalício com a Hendrick Motorsports, time que sempre defendeu – além de participação societária no carro #48, justamente daquele que hoje tem mais títulos que ele – Jimmie Johnson. Jeff Gordon não se zanga com isso. Exultante e ainda em forma, o piloto do #24 quer mostrar aos seus críticos que não está acabado.

Líder da Sprint Cup em 2014, não duvidem: Gordon quer o penta. E apesar das evidentes dificuldades nas relargadas e eventuais problemas de estratégia, ainda é um piloto de peso e pode jogar o jogo a seu favor. A última bandeira verde de domingo na Brickyard 400 provou isso.

Pior para os adversários.