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Fórmula 1

Confirmado: Lotterer na Caterham em Spa

RIO DE JANEIRO – Quarta-feira de novidades na Fórmula 1. Ruim para Kamui Kobayashi, que não corre neste fim de semana. O alemão Andre Lotterer foi mesmo confirmado como o substituto do japonês no GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps. O piloto de 32 anos volta a guiar um carro da categoria máxima pouco mais de […]

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Aos 32 anos de idade, Andre Lotterer será o 46º alemão a disputar um GP de Fórmula 1

RIO DE JANEIRO – Quarta-feira de novidades na Fórmula 1. Ruim para Kamui Kobayashi, que não corre neste fim de semana. O alemão Andre Lotterer foi mesmo confirmado como o substituto do japonês no GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps.

O piloto de 32 anos volta a guiar um carro da categoria máxima pouco mais de uma década após sua passagem pela Jaguar como piloto de testes. Desde 2003, participa de provas de monoposto no automobilismo japonês, onde foi o campeão da Super Formula (a antiga Formula Nippon) em 2011 pelo Petronas Team Tom’s. Atualmente é o vice-líder deste certame, com 16,5 pontos somados.

Não obstante, Lotterer tem um excelente currículo nas provas de Endurance. Três vitórias nas 24 Horas de Le Mans em quatro edições recentes, afora outros cinco triunfos no WEC e o título mundial de pilotos em 2012, tudo pela Audi.

E aí fica a pergunta: o que leva um piloto de um time de fábrica tão respeitado quanto o construtor alemão a se deixar levar por uma proposta para guiar o pior carro do grid da Fórmula 1?

Conversando com a querida Alessandra Alves, da Rádio Bandeirantes, via Twitter, ela acredita que acabou a grana do Koba – o que pode até ser verdade. Vou mais além: a entrada de Lotterer – por enquanto apenas para o GP da Bélgica – é um capricho do nefasto Colin Kölles, para quem o alemão guiou em 2009 nas 24 Horas de Le Mans, num Audi R10 TDi. O dirigente terá sido grato a Lotterer, que estreou em provas longas através daquela corrida, e por isso mesmo ofereceu-lhe a oportunidade da estreia em Spa.

Sei não… essa Caterham, por pior que fosse, era mais simpática com Tony Fernandes e sua trupe a bordo. Kölles não inspira confiança nenhuma. E aí ficamos com a impressão de que Kobayashi terá feito um mau negócio ao trocar o WEC, pelo qual correu ano passado, pela volta à F-1.