A Mil por Hora
Fórmula Indy

CRASH! – Grave acidente na Fórmula Indy

RIO DE JANEIRO – A véspera da decisão da Fórmula Indy, que tem neste sábado as 500 Milhas da Califórnia com pontuação dobrada no oval de Fontana, trouxe o espectro de um grande acidente. O russo Mikhail Aleshin, da equipe SMP Racing/Schmidt Peterson Motorsports, espatifou-se na cerca de proteção com seu Dallara DW12, num acidente […]

RIO DE JANEIRO – A véspera da decisão da Fórmula Indy, que tem neste sábado as 500 Milhas da Califórnia com pontuação dobrada no oval de Fontana, trouxe o espectro de um grande acidente. O russo Mikhail Aleshin, da equipe SMP Racing/Schmidt Peterson Motorsports, espatifou-se na cerca de proteção com seu Dallara DW12, num acidente muito semelhante ao sofrido por Kenny Brack no Texas, há mais de uma década atrás, no último treino livre programado após a sessão de classificação em que conquistou o 8º tempo.

Após rodar e perder totalmente o controle de seu monoposto, Aleshin precipitou-se sobre o carro de Charlie Kimball e na sequência houve o fortíssimo impacto com o alambrado. O carro rodopiou várias vezes no ar e depois no asfalto, até parar.

O russo foi levado ao hospital via helicóptero até Loma Linda, na Califórnia – no mesmo local em que Greg Moore veio a falecer em 1999. Por sorte, Aleshin está consciente e alerta, apesar do violento impacto. Ele queixava-se de dores no pé direito e no ombro no mesmo lado. Os exames realizados no hospital teriam constatado uma fratura no ombro de Aleshin. Entretanto, não há uma informação oficial a respeito.

Confiram o vídeo do acidente.

Em tempo: o brasileiro Hélio Castroneves, que luta ainda pelo título, conquistou a pole position e somou mais um ponto no campeonato. Seu principal rival, o australiano Will Power, companheiro de Helinho na Penske e que comanda a classificação, não se saiu bem no treino e larga na 21ª posição entre 22 pilotos, em decorrência de um erro numa de suas duas voltas cronometradas. Tony Kanaan larga em sétimo.