A Mil por Hora
Motovelocidade

Dança das cadeiras

RIO DE JANEIRO – O período de férias do Mundial de Motovelocidade foi profícuo em novidades. Começou a dança das cadeiras para a temporada 2015, principalmente na MotoGP. No próximo ano, a Suzuki regressa à competição e, dizem, a moto do construtor japonês será conduzida por dois pilotos espanhóis. Especula-se que Maverick Viñales salta da […]

RIO DE JANEIRO – O período de férias do Mundial de Motovelocidade foi profícuo em novidades. Começou a dança das cadeiras para a temporada 2015, principalmente na MotoGP.

No próximo ano, a Suzuki regressa à competição e, dizem, a moto do construtor japonês será conduzida por dois pilotos espanhóis. Especula-se que Maverick Viñales salta da Moto2 para a categoria-rainha e que Aleix Espargaró, hoje vestindo as cores da Forward Racing, vai junto.

Stefan Bradl: de saída da LCR Honda rumo à Forward com mecânica Yamaha e na divisão “Open” em 2015

O time italiano, inclusive, fechou com Stefan Bradl para correr com o quadro Forward vestindo uma mecânica Yamaha M1, na subclasse Open da MotoGP, com maior liberalidade de reservatório de combustível e um limite maior de motores à disposição para todo o campeonato. A equipe não terá mais o veterano Colin Edwards. Aos 40 anos, o “Texas Tornado” anunciou que esta é sua última temporada como piloto.

Bradl perdeu o apoio da Honda, que indicou um novo nome para a equipe LCR de Lucio Cecchinello: esse nome é o de Cal Crutchlow, que livrou-se do contrato multianual que tinha com a Ducati. Antes de se enterrar vivo a bordo das motos de Borgo Panigale, o britânico vai para um novo desafio no próximo ano. A LCR nunca negou que gostaria de ter uma motocicleta a mais na MotoGP. Falta dinheiro, porém. Mas o HRC, departamento de competição da Honda na Motovelocidade, negocia com um novo piloto e este é o australiano Jack Miller, sensação da Moto3.

Cal Crutchlow: adeus à Ducati para seguir rumo ao time LCR Honda, de Lucio Cecchinello

A Ducati não se vexou: sem Crutchlow, optou pela solução ‘caseira’. Vai subir Andrea Iannone, do time satélite Pramac, para correr ao lado de Andrea Dovizioso. Yonny Hernández deve permanecer na equipe semi-oficial de fábrica.

Outra marca italiana tem planos de voltar: a Aprília tem um protótipo pronto para competir já no próximo ano, contrariando a expectativa anterior que punha a marca na MotoGP somente em 2016. Álvaro Bautista é por enquanto o único piloto confirmado. Outros nomes estão na pauta: Eugene Laverty, Randy de Puniet, Bradley Smith, Marco Melandri e Danilo Petrucci são opções.

Isto deve fazer com que a Gresini suba Scott Redding para a RC213V “Factory”, dando a chance de um novo piloto ingressar na categoria a bordo da RCV 1000R “Open”. Caso a grana curta impeça sua passagem para a LCR numa segunda RC213V oficial, Jack Miller deve se juntar a Redding no time de Fausto Gresini ano que vem.

As equipes do Mundial de MotoGP para 2015 estão assim:

REPSOL-RED BULL HONDA HRC
Moto: Honda RC213V “Factory”
Marc Márquez e Daniel Pedrosa (confirmados)

MOVISTAR YAMAHA FACTORY RACING
Moto: Yamaha M1 “Factory”
Valentino Rossi (confirmado) e Jorge Lorenzo (praticamente certo)

DUCATI TEAM
Moto: Ducati Desmosedici GP15 “Open”
Andrea Dovizioso e Andrea Iannone (confirmados)

TEAM SUZUKI MOTOGP
Moto: Suzuki XRH-1 (a definir entre “Factory” e “Open”)
Maverick Viñales e Aleix Espargaró (especulados pela imprensa espanhola)

APRÍLIA TEAM
Moto: Aprília RSV4 (a definir entre “Factory” e “Open”
Álvaro Bautista (confirmado) e Eugene Laverty (imprensa espanhola cacifa)
Randy de Puniet, Bradley Smith, Danilo Petrucci e Marco Melandri estão na pauta

HONDA LCR
Moto: Honda RC213V “Factory”
Cal Crutchlow (confirmado)
Jack Miller, com apoio do HRC, é especulado para uma segunda moto

GO&FUN GRESINI HONDA
Motos: Honda RC213V “Factory” e Honda RCV1000R “Open”
Scott Redding (praticamente certo) e piloto a definir

MONSTER TECH 3 YAMAHA
Moto: Yamaha M1 “Factory”
Pol Espargaró (confirmado) e piloto a definir

NGM FORWARD RACING
Moto: Forward-Yamaha M1 “Open”
Stefan Bradl (confirmado) e piloto a definir
Bradley Smith, Dominique Aegerter e Simone Corsi estão na pauta

PRAMAC RACING
Moto: Ducati Desmosedici GP15 “Open”
Yonny Hernández (praticamente certo) e piloto a definir

ASPAR RACING
Moto: Honda RCV1000R “Open”
Nicky Hayden (confirmado) e piloto a definir

CARDION AB
Moto: Honda RCV1000R “Open”
Karel Abraham (confirmado)

AVINTIA RACING
Moto: Ducati Desmosedici GP15 “Open”
pilotos a definir

PAUL BIRD MOTORSPORT
planos a definir para 2015

CAME IODA RACING PROJECT
planos a definir para 2015