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Túnel do Tempo

Direto do túnel do tempo (213)

RIO DE JANEIRO – Em tempos onde sobravam inventividade e criatividade no automobilismo nacional, a Fórmula 2 Brasil – nascida dos escombros da Fórmula VW 1600 (a antiga Supervê) – nos ofereceu muitos exemplos. Tivemos carros com motor turbo – o Polar-Fiat Silpo de Élcio Pellegrini, monopostos de fabricação quase artesanal como o Cianciaruso de […]

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RIO DE JANEIRO – Em tempos onde sobravam inventividade e criatividade no automobilismo nacional, a Fórmula 2 Brasil – nascida dos escombros da Fórmula VW 1600 (a antiga Supervê) – nos ofereceu muitos exemplos. Tivemos carros com motor turbo – o Polar-Fiat Silpo de Élcio Pellegrini, monopostos de fabricação quase artesanal como o Cianciaruso de José Luís Bastos e este Polar inteiramente mexido na sua seção dianteira, conduzido por Chico Feoli.

Quem conhece os monopostos comercializados por Ronald Rossi e Ricardo Achcar sabe que os Polar vinham originalmente com um bico envolvente, estilo limpa-trilhos, embora Nelson Piquet, lá por 1976, também experimentasse um visual diferenciado no lendário #12 preparado por Gilberto “Giba” Magalhães e pintado nas cores da confecção Gledson. O carro de Feoli propunha uma ruptura radical com o conceito antigo, quase antediluviano, do Polar, lembrando inclusive o Ralt que dominava a F3 naqueles tempos, na Inglaterra.

Aliás, este Polar do Feoli também tinha uma outra novidade na mecânica, pois foi um dos primeiros a andar com motor Passat refrigerado a água. Outro piloto que seguia esse caminho era Adu Celso, com um Polar preparado por Gualtiero Tognocchi. O #12 da foto tinha preparação de Jorge Martinewski e Zé Laênio. No fim do ano, seria substituído por um Muffatão, com o qual Chico (que inclusive corria com o belíssimo modelo de capacete Star Wars da Simpson) venceu a última etapa do campeonato e depois foi desclassificado porque a bomba d’água do carro era de Fiat e não do modelo fabricado pela VW. Uma história para outro post…

O registro, publicado pelo enciclopédico Paulo Tohmé no grupo F2 Codasur do Facebook, traz o Polar de Feoli parado nos boxes do saudoso Autódromo de Jacarepaguá, no que creio ter sido por ocasião da primeira prova da F2 Brasil lá realizada, em junho de 1981 e vencida por Vital Machado. Eu estava lá e além da F2, correram o Regional de F-Fiat e Fiat 147, a Hot Car e também o Turismo 5000, com os espectaculares Dojões.

Há 33 anos, direto do túnel do tempo.