A Mil por Hora
Fórmula E

O homem certo na hora certa: Di Grassi vence a primeira da F-E

RIO DE JANEIRO – A primeira e histórica corrida da Fórmula E tinha tudo para ter vitória de ponta a ponta do francês Nicolas Prost. Pole position, o piloto do Team e.Dams Renault dominou a corrida, com duração de 25 voltas, em quase toda a sua totalidade. Mas aí a imprevisiblidade deu as cartas no […]

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RIO DE JANEIRO – A primeira e histórica corrida da Fórmula E tinha tudo para ter vitória de ponta a ponta do francês Nicolas Prost. Pole position, o piloto do Team e.Dams Renault dominou a corrida, com duração de 25 voltas, em quase toda a sua totalidade. Mas aí a imprevisiblidade deu as cartas no circuito urbano de Pequim: como resultado de um acidente entre Prost e Nick Heidfeld, que vinha em segundo, a vitória caiu no colo de quem estava em 3º lugar. E esse alguém era o brasileiro Lucas Di Grassi, que levou os 25 pontos para casa e a liderança do campeonato.

Por ser uma categoria totalmente nova, a F-E pode e deve evoluir em vários aspectos. A pista de pouco mais de 3,4 km não ofereceu muitos pontos de ultrapassagem, como se imaginava. Além de tudo, era um circuito estreito demais em alguns setores, especialmente na última curva, onde os pilotos vinham próximos do erro e do muro. E foi nessa última curva que aconteceu o acidente ao qual me referi no parágrafo anterior.

Para quem viu as imagens, não houve muitas dúvidas: Nicolas Prost deu uma “viajada” ao subestimar Nick Heidfeld, um piloto rodado, com passagem pela Fórmula 1 e com mais experiência em monoposto que o francês. Prost olhou uma, duas vezes no retrovisor direito. Nick veio agressivo do lado oposto e em troca recebeu um toque do adversário. Como efeito do contato, o monoposto de Heidfeld, já danificado, sofreu o impacto do chassi com a zebra, que virou rampa de lançamento. O bólido foi catapultado até bater no muro de proteção e cair capotado no asfalto.

http://www.youtube.com/watch?v=wVp_Rya-R-Q&feature=youtu.be&a

Foi um acidente tremendo, mas felizmente Heidfeld – puto da vida, com toda razão – saiu inteiro para reclamar com Prost e a chapa quase esquentou na China. O detalhe é que os dois são companheiros de equipe no WEC pela Rebellion Racing. Imaginem vocês se não o fossem…

Com isso, além da vitória de Lucas, o pódio teve ainda Franck Montagny, com suas costeletas de Wolverine, em 2º lugar e teria Daniel Abt em terceiro. Só que o alemão acabou punido e caiu para décimo. Sam Bird, que foi discreto a prova inteira, ainda subiu ao pódio no lugar do rival.

O francês Charles Pic ficou com a quarta posição, seguido por Karun Chandhok e Jerome d’Ambrosio. Oriol Serviá foi o sétimo e Nelsinho Piquet, visivelmente mais lento nas últimas voltas, foi alçado ao oitavo posto mercê o acidente dos dois primeiros e a punição imposta a Abt. Stéphane Sarrazin, que largou da última fila, foi o piloto que mais ganhou posições: acabou em nono.

Para Bruno Senna, a corrida foi o desfecho triste de um fim de semana que parecia promissor após o bom desempenho nos treinos livres. Problemas com a bateria o fizeram não marcar tempo na qualificação e, após partir de 15º, o brasileiro teve a suspensão do carro quebrada logo na primeira volta, obrigando-o a desistir.

Os 10 primeiros do ePrix de Pequim:

1º Lucas Di Grassi (Audi Sport Team Abt) – 25 voltas
2º Franck Montagny (Andretti Autosport) – a 2″867
3º Sam Bird (Virgin Racing) – a 6″559
4º Charles Pic (Andretti Autosport) – a 19″301
5º Karun Chandhok (Mahindra Racing) – a 23″953
6º Jerôme d’Ambrosio (Dragon Racing) – a 31″664
7º Oriol Serviá (Dragon Racing) – a 41″668
8º Nelsinho Piquet (China Racing) – a 43″896
9º Stéphane Sarrazin (Venturi) – a 43″975
10º Daniel Abt (Audi Sport Team Abt) – a 1’02″505

Classificação do campeonato:

1º Lucas Di Grassi – 25 pontos; 2º Franck Montagny – 18; 3º Sam Bird – 15; 4º Charles Pic – 12; 5º Karun Chandhok – 10; 6º Jerôme d’Ambrosio – 8; 7º Oriol Serviá – 6; 8º Nelsinho Piquet – 4; 9º Nicolas Prost – 3; 10º Stéphane Sarrazin e Takuma Sato – 2; 12º Daniel Abt – 1 ponto.