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Automobilismo Nacional

Gaúcho de Endurance consagra os campeões de 2014

RIO DE JANEIRO – Terminou no sábado o Campeonato Gaúcho de Endurance, com sua última etapa disputada no tradicional Autódromo de Tarumã. A corrida valeu também como a Copa Brasil da modalidade, uma espécie de Campeonato Brasileiro disfarçado, já que a CBA é incapaz de fazer um certame nacional de provas longas. A pista esteve […]

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RIO DE JANEIRO – Terminou no sábado o Campeonato Gaúcho de Endurance, com sua última etapa disputada no tradicional Autódromo de Tarumã. A corrida valeu também como a Copa Brasil da modalidade, uma espécie de Campeonato Brasileiro disfarçado, já que a CBA é incapaz de fazer um certame nacional de provas longas.

A pista esteve cheia, como manda o figurino. Foram 37 carros andando nos treinos classificatórios, mas houve algumas baixas e o grid registrou 36 bólidos. Participaram da prova, com 2 horas de duração, os tradicionais competidores do Regional e várias novidades, como um Ginetta G50 com motor V6, um Maserati Granturismo (herança do extinto Brasileiro de GT) e até uma Ferrari F430 Challenge.

O MC Tubarão #5 de Tiel de Andrade fez a pole position com 1’00″578 (média de 180,60 km/h), superando o MR18 #4 de Cláudio Ricci e o MRX Ford Duratec #65 de Nílson e José Cintra Ribeiro. As primeiras voltas foram sensacionais, com direito a 3-wide envolvendo o #5, o #4 e o #26, protótipo MRX com motor Opel Turbo pilotado por Oswaldo Scheer Fº/Eduardo Scheer.

O MRX Opel Turbo de Oswaldo/Eduardo Scheer venceu no encerramento do Gaúcho de Endurance, em Tarumã. Com isso, Oswaldo Scheer levou a taça na categoria I

A corrida mal completara seus primeiros 20 minutos, quando o MR18 de Cacau Ricci, com a quebra da suspensão, acabou alijado da disputa. Uma pena, pois a partir daí, só deu os carros da equipe MC Tubarão. Mais constante ao longo da disputa, o #26 levou a melhor e conquistou a vitória após 95 voltas completadas em pouco mais de 2h e 389 milésimos. A diferença entre primeiro e segundo colocado foi de apenas 8″448. A vitória deu a Oswaldo Scheer o título do Gaúcho de Endurance na categoria I: o piloto fez 590 pontos líquidos e Tiel de Andrade, que fizera 655, precisou descartar um resultado dos seis da temporada, caindo para 565 e assim ficando com o vice.

Henrique Assunção é o campeão da categoria II

Os sul-matogrossenses Nílson e José Ribeiro fizeram ótima corrida com o MRX #65 e terminaram em 3º lugar, faturando a vitória da categoria II, para protótipos aspirados com motores até 2 litros com 16 válvulas. A taça de campeão do Gaúcho foi para o paulista Henrique Assunção, 4º colocado geral com seu protótipo Spyder com motor Cosworth. Ele somou 630 pontos ao fim da temporada, contra 490 dos vice-campeões Rafael e Guaraci Costa.

Na classe III, o título ficou com outro piloto de São Paulo: o veterano Jefferson Leandrini, com seu Spyder de motor VW 2 litros e 8 válvulas chegou em 6º na geral, quatro voltas à frente do mais próximo competidor, Gabriel Matzembacher. O MCR de Eduardo Sattinho/Hardy Kohl Jr./Sid Toigo, um dos principais competidores desta divisão, não pôde disputar a corrida. Leandrini fechou o ano com 595 pontos, contra 350 da dupla vice-campeã formada por Sandro Loff/Igor Eberle.

O bom e velho Maserati Trofeo: quase campeão da classe IV com Fernando Poeta/Guilherme Daudt, porque a dupla perdeu o título no descarte do pior resultado do ano

O Maserati Trofeo de Fernando Poeta/Guilherme Daudt levou a melhor na classe IV ao chegar em 8º na geral. Com o resultado, a dupla do #18 mesmo assim ficou com o vice-campeonato, pois precisaram descartar 85 pontos da 3ª etapa. Vitor Genz/Andersom Toso, que desta vez não foram além do 15º lugar geral e quinto na categoria, acabaram campeões. Os dois tiveram o reforço do catarinense Felipe Tozzo na decisão do campeonato.

Campeão em dose dupla: o Gol de Aldoir Sette triunfou nas classes V e VI do Gaúcho de Endurance

Celso e Cléber Schuler, com o Linea T-Jet, venceram com méritos na categoria V, obtendo o 11º lugar geral. Mas o gaúcho Aldoir Sette, por conta de uma brecha no regulamento, não só tornou-se campeão desta divisão como também da classe VI, onde o vencedor do dia foi o Ford Focus de Guilherme Scheer, que fez ótima corrida e pôs um terceiro carro da equipe MC Tubarão no top 10 geral. A dupla do Linea #1 ficou com o vice-campeonato na categoria V, enquanto Rodrigo Lemke/Rodrigo Bacher/Cícero Paiva, mesmo de fora desde a prova de Rivera, faturaram o vice na VI.

Por fim, na classe VII, Jean Elias/Luiz Prado foram os grandes vitoriosos do sábado, suplantando o Fiesta de Erico e Edison Postal, mais Giancarlo Scomazzon. Mesmo sem pontuar, já que o gol que dividia com Luiz Sena Jr. e Rommel Toscan quebrou com apenas 11 voltas, Daniel Elias foi o campeão do Regional com um total de 555 pontos, porque o Gol #53 de Márcio Martins, vice-campeão com 505, nem compareceu para a largada.

Classificação final das 2h de Tarumã:

1º #26 Oswaldo Scheer F°/Eduardo Scheer
Protótipo MRX Opel Turbo – categoria I
95 voltas em 2h00min00seg389

2º #5 Tiel de Andrade
Protótipo MC Tubarão Ford Duratec Turbo – categoria I
a 8seg448

3º #65 Nílson Ribeiro/José Cintra Ribeiro
Protótipo MRX Ford Duratec – categoria II
a 33seg717

4º #75 Henrique Assunção
Protótipo Spyder Ford Cosworth – categoria II
a 1 volta

5º #98 Rafael Costa/Guaraci Costa/Carlos Maciel
Protótipo Tornado Hayabusa – categoria II
a 5 voltas

6º #144 Jefferson Leandrini
Protótipo Spyder VW – categoria III
a 5 voltas

7º #71 Emilio Padron
Protótipo MRX VW – categoria II
a 7 voltas

8º #18 Fernando Poeta/Guilherme Daudt
Maserati Trofeo – categoria IV
a 8 voltas

9º #17 Humberto Giacomello/Marco Adam/André Senger
Chevrolet Montana – categoria IV
a 8 voltas

10º #50 Guilherme Scheer
Ford Focus – categoria VII
a 8 voltas