A Mil por Hora
Motovelocidade

MotoGP: 2015 já começou!

RIO DE JANEIRO – Foi dada a largada para a temporada 2015 do Mundial de Motovelocidade, na MotoGP. Menos de 24 horas depois da festa de encerramento do campeonato deste ano, os pilotos tiveram uma segunda-feira agitada com os primeiros testes visando o campeonato do próximo ano. E quem saiu-se bem foi a Yamaha, com […]

99lorenzo__gp_1611_original
Com quatro Yamaha YZR-M1 nas quatro primeiras posições, Jorge Lorenzo foi o mais rápido no primeiro dia de treinos coletivos da MotoGP em Valência

RIO DE JANEIRO – Foi dada a largada para a temporada 2015 do Mundial de Motovelocidade, na MotoGP. Menos de 24 horas depois da festa de encerramento do campeonato deste ano, os pilotos tiveram uma segunda-feira agitada com os primeiros testes visando o campeonato do próximo ano. E quem saiu-se bem foi a Yamaha, com quatro de suas YZR M-1 nas quatro primeiras posições na folha de tempos.

Andrea Iannone a bordo da Desmosedici como piloto oficial de fábrica da Ducati

A melhor marca foi do espanhol Jorge Lorenzo, que rodou em 1’30″975, um décimo abaixo do compatriota Pol Espargaró, da equipe francesa Tech 3. Bradley Smith foi o terceiro colocado e o vice-campeão Valentino Rossi ficou com a quarta posição. Andrea Iannone fez sua estreia como piloto oficial da equipe de fábrica da Ducati, cravando o quinto tempo, deixando para trás Dani Pedrosa (com a melhor Honda) e Andrea Dovizioso.

Também em nova moto, o britânico Cal Crutchlow, agora na equipe LCR Honda, ficou em 8º, seguido por Michele Pirro, piloto de testes da Ducati e pelo colombiano Yonny Hernández, de contrato renovado com a Pramac.

A bordo de sua nova moto, a Honda RC213V, Scott Redding fez o 15º tempo no primeiro treino da nova equipe da MotoGP: a Marc VDS Racing

Foi uma segunda-feira também de novidades: Danilo Petrucci, o novo companheiro do sul-americano no time satélite da Ducati, conheceu sua moto e fez o 13º tempo do dia. Scott Redding teve à disposição a RC213V entregue ao time belga Marc VDS Racing e ficou em décimo-quinto. O australiano Jack Miller estreou com a sua Honda inscrita na classe Open, completando no total 61 voltas.

Da Moto2 para a MotoGP: Maverick Viñales em ação a bordo da sua Suzuki GSX-RR

A Suzuki apresentou seus novos contratados: Aleix Espargaró e Maverick Viñales andaram pela primeira vez na nova máquina, a GSX-RR, e ficaram no meio da folha de tempos: Viñales foi o 17º e Espargaró ficou em décimo-quarto, a pouco mais de um segundo e três décimos do melhor tempo do dia. Outra dupla que conheceu suas motos neste primeiro dia de testes foi a da NGM Forward Racing: o francês Loris Baz e o alemão Stefan Bradl usaram a segunda-feira como adaptação à nova moto, especialmente para conhecer melhor o comportamento do chassis bem como os ajustes de suspensão.

Marco Melandri fez algumas voltas em seu regresso à MotoGP com a nova Aprília do Mundial 2015

Também de volta à MotoGP, a Aprília entrou no Circuito Ricardo Tormo para os primeiros ensaios dinâmicos com o experiente alemão Alex Hoffmann como test driver. Marco Melandri, regressando assim como a marca de Noale, fez uma rápida aparição na pista ao fim do dia. Álvaro Bautista também é aguardado para os treinos com a nova máquina da equipe de Fausto Gresini.

Álex e Marc Márquez em fotos promocionais com as Honda RC213V, comemorando o título histórico de dois irmãos pela primeira vez em 66 temporadas do Mundial de Motovelocidade

Outra atração do dia foram as fotos promocionais da Honda com os irmãos Márquez, os primeiros em 66 temporadas do Mundial de Motovelocidade a vencer um título mundial juntos. Enquanto Marc levou o bicampeonato da MotoGP, Álex sagrou-se campeão na Moto3. No ano que vem, ele sobe para a Moto2 como piloto da equipe Marc VDS ao lado do compatriota Tito Rabat, único confirmado com o dorsal #1 na temporada 2015.

De Angelis: o 25º e último piloto confirmado para 2015 na MotoGP

Aliás, o plantel da MotoGP está completo: o samarinês Alex De Angelis foi confirmado como o único piloto da equipe Octo Ioda Racing Team. A moto, contudo, ainda está por definir.