A Mil por Hora
V8 Supercars

Ford fora do V8 Supercars

RIO DE JANEIRO – Péssima notícia para o International V8 Supercars. A Ford vai abandonar em caráter oficial o certame australiano de Turismo a partir do fim de 2015. Pela próxima temporada, até pelo compromisso já assumido com a equipe Ford Performance Racing e suas clientes, além da Dick Johnson Racing – em parceria com […]

310622-b75af38a-9e87-11e3-b2ad-08c02f4f904c
Com o fim da produção do Falcon para o mercado australiano, a Ford deixa o V8 Supercars ao fim da próxima temporada

RIO DE JANEIRO – Péssima notícia para o International V8 Supercars. A Ford vai abandonar em caráter oficial o certame australiano de Turismo a partir do fim de 2015. Pela próxima temporada, até pelo compromisso já assumido com a equipe Ford Performance Racing e suas clientes, além da Dick Johnson Racing – em parceria com a Penske, o modelo Falcon FVR ainda continua nas pistas. Mas com o encerramento da produção do modelo para o mercado da Oceania, assim como a mudança de regulamento prevista para 2017, a coisa não tem volta.

Há pouco mais de um ano atrás, eu publicara um post falando da decisão da Holden em encerrar as operações na Austrália, o que deve acontecer justamente em 2017, quando o novo regulamento entrar em vigor. Será que até lá a Nissan, a Erebus (Mercedes) e a Volvo manterão o interesse vivo na competição? Sabemos, todavia, que o plantel de pilotos para o próximo ano tem algumas novidades, como a contratação de David Wall para o lugar de Robert Dahlgren na GRM/Polestar ao lado de Scott McLaughlin e a vinda de Ashley Walsh da Dunlop Series para a vaga de Lee Holdsworth na Erebus. Até agora, 21 nomes estão confirmados.

Mas nem tudo é notícia ruim: fala-se na entrada da Lexus (leia-se Toyota) na competição, quando o International V8 Supercars resolver a questão do novo regulamento. Na verdade, o que se sabe é que para daqui a três anos os modelos serão Coupé e com a cilindrada reduzida, dotados de turbocompressores. Se isto for sacramentado, inclusive o nome da competição sofrerá uma descaracterização em relação ao que conhecemos.