A Mil por Hora
Mundial de Endurance

Confirmado: Nissan GT-R LM Nismo terá motor dianteiro

RIO DE JANEIRO – O pessoal do Jalopnik não descansou até revelar o segredo mais bem guardado do automobilismo nos últimos anos: o novo protótipo Nissan GT-R LM Nismo que estreia em 2015 no Mundial de Endurance (FIA WEC) vai para a próxima temporada com motor dianteiro – provavelmente de configuração V6 com sistemas híbridos. […]

RIO DE JANEIRO – O pessoal do Jalopnik não descansou até revelar o segredo mais bem guardado do automobilismo nos últimos anos: o novo protótipo Nissan GT-R LM Nismo que estreia em 2015 no Mundial de Endurance (FIA WEC) vai para a próxima temporada com motor dianteiro – provavelmente de configuração V6 com sistemas híbridos. O carro será apresentado no dia 1º de fevereiro, no intervalo comercial da transmissão do SuperBowl XLIX entre Seattle Seahawks e New England Patriots. Espera-se que os pilotos (a imprensa espanhola já cacifou Marc Gené, os franceses têm certeza de que Nic0las Lapierre está assinado) também.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Protótipos com motor dianteiro não são novidade na LMP1: o último foi o Panoz LMP1 Roadster-S, com motor Ford V8 e que chegou a derrotar a Audi. O carro competiu entre 1999 e 2003

O carro foi flagrado em testes no COTA e foi impossível esconder o que se desconfiava há algum tempo. Os japoneses optaram por uma tecnologia que é diferente dos outros protótipos LMP1 e LMP2, porém não inédita. Em Atlanta, na Geórgia (EUA), foi concebido o Panoz LMP1 Roadster-S, que competiu entre os anos de 1999 e 2003. Esse protótipo também tinha motor dianteiro e chegou a vencer os Audi R8, que já dominavam as corridas longas, algumas vezes – inclusive nos 1000 km de Nürburgring, na terra da marca de Ingolstadt.

Além do desafio de conceber um carro que certamente receberá o nada novo apelido de “Batmóvel”, a Nissan terá que provar que poderá ser competitiva na LMP1 em 2015 contra três marcas fortes (Audi, Porsche e Toyota) já estabelecidas, com carros bem mais desenvolvidos e de motor traseiro. Um grande desafio do quarto construtor oficial no WEC neste ano será equacionar o desgaste dos pneus dianteiros em razão do peso do conjunto na parte frontal. A menos que a Nissan tenha repetido em seu GT-R LM Nismo o conceito de baixo peso e muita potência – falou-se em absurdos 2000 cavalos! – apresentado no ZEOD RC (que tinha um motor de apenas 40 kg e 400 HP), a turma terá muito trabalho pela frente.

Vamos aguardar: o dia 1º trará as primeiras imagens oficiais, até porque o que temos por enquanto são fotos de espionagem e o carro não é visto nos seus principais detalhes. E vale lembrar que, quatro dias depois, será anunciada a lista oficial de inscritos do WEC em 2015 e também da 83ª edição das 24 Horas de Le Mans.