A Mil por Hora
Mundial de Endurance

Finalmente! Aston Martin confirma pilotos para o WEC e Le Mans

RIO DE JANEIRO – Último fabricante a fechar seu lineup para o Mundial de Endurance (FIA WEC) de 2015, a Aston Martin anunciou hoje seu programa para as classes LMGTE-PRO e LMGTE-AM, com nada menos que cinco carros inscritos na série que começa em abril com as 6 Horas de Silverstone. Mais uma vez, o […]

AMRlineup
O carro #99, à direita e ao fundo, será o do brasileiro Fernando Rees em 2015. Ele terá Richie Stanaway como novo parceiro de equipe ao lado de Alex MacDowall

RIO DE JANEIRO – Último fabricante a fechar seu lineup para o Mundial de Endurance (FIA WEC) de 2015, a Aston Martin anunciou hoje seu programa para as classes LMGTE-PRO e LMGTE-AM, com nada menos que cinco carros inscritos na série que começa em abril com as 6 Horas de Silverstone.

Mais uma vez, o brasileiro Fernando Rees segue como piloto oficial de fábrica na divisão principal do Grã-Turismo. Após o 12º lugar na sua categoria no ano passado, o piloto de 30 anos vai para a próxima temporada com uma novidade no carro #99: a chegada do neozelandês Richie Stanaway, que ocupará o lugar de Darryl O’Young. O britânico Alex MacDowall continua para sua segunda temporada no WEC.

“Estou bem animado. Começamos 2015 muitos passos à frente com relação a como começamos 2014”, afirmou Fernando em mensagem direta a este blogueiro pelo Twitter. “Temos um carro sem envolvimento com a Craft-Bamboo, com um lineup claramente mais forte que o do ano passado. A missão declarada da Aston Martin é vencer o campeonato de construtores, por isso atacamos a LMGTE-PRO com três carros dessa vez. A ideia é ter um carro pressionando o outro e assim combatermos e vencermos juntos as rivais Porsche e Ferrari. A certeza é que estaremos competitivos e brigando por pódios”, revela.

Pessoalmente, Fernando acrescenta mais alguns desafios para este ano. “Ter um bom resultado em Le Mans, mais pódios que em 2014 e estar sempre na briga entre os primeiros”.

As demais tripulações da LMGTE-PRO estarão assim: no carro #95, um tour de force 100% dinamarquês, formado por Christoffer Nygaard e Nicki Thiim, respectivamente vice-campeão e 3º colocado na LMGTE-AM ano passado e por outro recém-chegado ao WEC, o “multi-homem” Marco Sörensen, que terá um ano cheio. Além de piloto da Aston Martin Racing, ele é reserva da Lotus na Fórmula 1 e vai disputar também a GP2 Series e provas do VLN em Nürburgring, na Alemanha. Haja fôlego!

O novo visual do #97 de Darren Turner e Stefan Mücke

O #97, para nenhuma surpresa, mantém Darren Turner e Stefan Mücke, pilotos mais do que entrosados, mais do que experientes em matéria de Aston Martin. Em Spa-Francorchamps e Le Mans, os dois terão a companhia de Rob Bell, outro nome de respeito da equipe de fábrica.

Na LMGTE-AM, o milionário alemão Roald Goethe financia o carro #96 que terá outra novidade da equipe AMR: o italiano Francesco Castellacci, de 28 anos, antigo participante do hoje extinto FIA GT, junta-se ao próprio Goethe e ao britânico Stuart Hall na formação PRO-AM deste bólido. O #98 vai com a trinca já anunciada desde o início do ano: Pedro Lamy/Paul Dalla Lana/Mathias Lauda.

A Aston Martin Racing também terá um esquema de fábrica nas 24 Horas de Nürburgring, com dois modelos Vantage V12 GT3 preparados pela Prodrive. Os pilotos já estão escolhidos: Darren Turner, Stefan Mücke, Pedro Lamy, Mathias Lauda, Richie Stanaway e Jonny Adam.

Após os testes efetuados no circuito espanhol de Monteblanco, agora a equipe coordenada por John Gaw vai para o Prólogo do WEC em Paul Ricard, na próxima semana.