A Mil por Hora
GT World Challenge Europe Sprint

A primeira do BMW Team Brasil

RIO DE JANEIRO – A equipe BMW Team Brasil conquistou, após dois anos, sua primeira vitória no exterior. Os reservas de luxo Dirk Müller e Maxime Martin levaram com muito mérito a corrida principal do Blancpain Sprint Series disputada nesta segunda-feira no circuito Paul Armagnac, em Nogaro. Um triunfo muito esperado e desejado pela equipe […]

timthumb
Maxime Martin e Dirk Müller deram ao BMW Team Brasil seu primeiro triunfo no Blancpain Sprint Series (Foto: Blancpain GT Series/Divulgação)

RIO DE JANEIRO – A equipe BMW Team Brasil conquistou, após dois anos, sua primeira vitória no exterior. Os reservas de luxo Dirk Müller e Maxime Martin levaram com muito mérito a corrida principal do Blancpain Sprint Series disputada nesta segunda-feira no circuito Paul Armagnac, em Nogaro. Um triunfo muito esperado e desejado pela equipe inteira, principalmente por Antonio Hermann e Washington Bezerra, que acreditaram ser possível montar uma estrutura competitiva e disputar de igual pra igual com times já estabelecidos em território europeu.

Não foi uma vitória tranquila como poderia supor a primeira metade da disputa, em que Maxime Martin se impôs diante dos Audi R8 LMS Ultra do Belgian Audi Club Team WRT. Após a janela de substituição de pilotos e pneus, em que o carro #77 passou a ser conduzido por Dirk Müller, as coisas ficaram bem mais difíceis. O Audi #2 guiado por Enzo Ide voltou à frente após seu pit stop e foi superado numa manobra ousada do alemão da BMW, que até a última volta foi pressionado pelo monegasco Stéphane Ortelli, terminando as 41 voltas e os 60 minutos de prova com uma vantagem de apenas 0″368 de segundo. Um calor tremendo, mas valeu!

Christopher Mies/Enzo Ide terminaram em 3º lugar, com boa vantagem para o Bentley Continental GT3 de Vincent Abril/Maximilian Bühk, na estreia do carro pela equipe HTP Motorsport. A única Ferrari F458, guiada por Norbert Siedler/Marco Seefried, completou em quinto, com o Audi R8 LMS Ultra de James Nash/Frank Stippler fechando os seis primeiros colocados.

Assim como Müller/Martin substituíram a Valdeno Brito e Átila Abreu na BMW Z4 #77, os irmãos Ricardo e Rodrigo Sperafico participaram da prova no carro #0 que terá Cacá Bueno e Sérgio Jimenez para o restante do campeonato. Os gêmeos de Toledo lutaram até o fim para terminar na zona de pontos, ultrapassando no fim a Mercedes-Benz SLS AMG GT3 de Bernd Schneider/Alexei Karachev para somar o pontinho do 10º lugar.

Nas subclasses Pro-Am e Silver Cup, levaram a melhor as duplas Aleksei Vasiliev/Christophe Bouchut, na outra Mercedes-Benz da GT Russian Team e dos irmãos dinamarqueses Anders e Thomas Fjördbach, com o Audi R8 LMS Ultra da ISR.

A classificação do campeonato após a etapa de Nogaro ficou assim:

1. Dirk Müller/Maxime Martin – 31 pontos
2. Stéphane Ortelli/Stéphane Richelmi – 27
3. Enzo Ide/Christopher Mies – 19
4. Norbert Siedler/Marco Seefried – 13
5. Vincent Abril/Maximilian Bükh – 12
6. Frank Stippler/James Nash – 8
7. Filip Salaquarda/Marco Bonanomi – 7
8. Niki Mayr-Melnhof/Markus Winkelhock – 4
9. Bernd Schneider/Alexei Karachev e Christophe Bouchut/Aleksei Vasiliev – 2
11. Ricardo Sperafico/Rodrigo Sperafico – 1