A Mil por Hora
Fórmula 1

Para repensar

RIO DE JANEIRO – O circuito do Bahrein é o primeiro do ano em que a Fórmula 1 vai ter a companhia da GP2 Series. E aí a gente dá aquela inevitável olhada nos tempos da categoria máxima no segundo treino livre e compara com o grid da categoria de acesso e se espanta com […]

_SBL6143
Uma pole de GP2 0″028 pior que um McLaren, num grid com 18 pilotos melhores que o último do treino da Fórmula 1? Pois isso aconteceu hoje no Bahrein…

RIO DE JANEIRO – O circuito do Bahrein é o primeiro do ano em que a Fórmula 1 vai ter a companhia da GP2 Series. E aí a gente dá aquela inevitável olhada nos tempos da categoria máxima no segundo treino livre e compara com o grid da categoria de acesso e se espanta com o que vê.

Primeiro, a pole de Stoffel Vandoorne – quinta consecutiva do veloz piloto belga na GP2, é bom lembrar – foi apenas 0″028 pior que o 1’39″209 de Jenson Button, penúltimo colocado a bordo da McLaren Honda. Pois é: não estamos falando de uma carroça qualquer – e sim da consagrada McLaren, a segunda mais vitoriosa da F1 com 182 vitórias e dona de oito títulos mundiais de Construtores.

Mas aí vem um dado que, como diria Nelson Rodrigues, é pra sentar no meio fio e chorar. O último colocado no FP2, o espanhol Roberto Mehri, virou em sua melhor volta 1’40″592 a bordo de sua Manor Marussia. Pois bem: essa marca foi superada por mais da metade do grid da GP2 Series – num total de 18, eu disse DEZOITO – pilotos, espaçados na diferença de 1″287. Na Fórmula 1, entre o mais rápido do dia, Nico Rosberg e o 18º colocado Will Stevens, o hiato foi de 4″484.

Foi para isso mesmo que o regulamento da F1 foi modificado? Para que seus carros com motores turbo e unidades de energia passem por essa comparação vexatória – e ainda por cima envolvendo uma equipe de tanta tradição como a McLaren e um fabricante de motor tão vitorioso feito a Honda?

É para repensar essa regra de motores, urgente. Além do custo exorbitante, em termos de competitividade, não se acrescentou absolutamente nada. É por isso que todo mundo questiona o futuro da Fórmula 1 nos moldes que a categoria vem se encaixando ultimamente.