A Mil por Hora
Mundial de Endurance

6h de Spa-Francorchamps: Recorde e 1-2-3 da Porsche

RIO DE JANEIRO – O circuito de Spa-Francorchamps viu num espaço inferior a seis horas a queda, por duas vezes, do recorde da pista para Protótipos, que vinha desde 2010. Primeiro foi Andre Lotterer a registrar um tempo inferior à antiga marca no terceiro treino livre. Na qualificação, foi a vez da Porsche detonar o […]

2015-6-Heures-de-Spa-Francorchamps-WEC-Adrenal-Media-JR7-9246_hd
Em algum lugar, Stefan Bellof sorri: Timo Bernhard homenageou o piloto alemão e fez a pole para as 6h de Spa com novo recorde da pista. (Foto: John Rourke/AdrenalMedia.com)

RIO DE JANEIRO – O circuito de Spa-Francorchamps viu num espaço inferior a seis horas a queda, por duas vezes, do recorde da pista para Protótipos, que vinha desde 2010. Primeiro foi Andre Lotterer a registrar um tempo inferior à antiga marca no terceiro treino livre. Na qualificação, foi a vez da Porsche detonar o tempo obtido pelo piloto da Audi, mais cedo.

Cortesia primeiro de Brendon Hartley e depois de Timo Bernhard – usando neste fim de semana um “casco” em homenagem a Stefan Bellof. O piloto alemão fez a melhor volta do dia em 1’54″755 e com a média das voltas em 1’54″767, o Porsche #17 conquistou a segunda pole position do ano e mais um ponto extra no campeonato. Registre-se que esta volta é 5″666 pior que o melhor tempo de um Fórmula 1 em Spa com o novo regulamento, marcado por Lewis Hamilton no 2º treino livre do ano passado. É um tempo extraordinário, considerando que qualquer protótipo LMP1 tem peso mínimo de 870 kg e logicamente é mais pesado que um monoposto.

O melhor Audi, com o novo kit aerodinâmico para Spa e Le Mans, ficou em quarto, com Marcel Fässler e Andre Lotterer na qualificação (Foto: Audi MediaInfo/Divulgação)

A Porsche, que já fizera 1-2 em Silverstone, com o terceiro carro na pista – o #19 guiado no treino oficial por Nico Hülkenberg e Nick Tandy – não teve dificuldades em cravar um histórico 1-2-3 com os “Fuscões” que bateram o melhor dos três Audi R18 e-tron quattro inscritos. O carro #7 guiado por Andre Lotterer e Marcel Fässler ficou a 0″773 da pole, um segundo inteiro – na média – mais rápido que o #8 conduzido por Lucas Di Grassi e Loïc Duval, que teve problemas na qualificação e largará em quinto.

Os Toyota TS040 Hybrid ainda não fizeram jus ao numeral #1 e #2 de seus carros, pelo menos em ritmo de qualificação. Sébastien Buemi e Anthony Davidson ficaram a 2″720 do melhor tempo, enquanto Mike Conway e Stéphane Sarrazin foram batidos em mais de três segundos. O terceiro Audi R18 e-tron quattro, único dos carros de Ingolstadt sem o kit de baixo arrasto aerodinâmico, acabou em oitavo.

Sam Bird e Julien Canal conquistaram a pole da LMP2 com o Ligier JS P2 Nissan da G-Drive Racing (Foto: Clement Marin/Onroak)

Sam Bird e Julien Canal conquistaram mais uma pole para a G-Drive Racing, a bordo do Ligier JS P2 Nissan #26. Com a média de 2’07″761, eles superaram em pouco mais de um décimo de segundo o tempo obtido pela KCMG Racing no Oreca 05 Coupé Nissan, graças a Matt Howson e Nico Lapierre – que reestreia no WEC neste fim de semana. O Team SARD Morand obteve um encorajador 3º lugar na primeira aparição do Morgan EVO SARD do time que se viu às voltas com enormes problemas antes das 6h de Silverstone.

Pipo Derani, que faz sua segunda corrida no Mundial de Endurance, obteve o 4º melhor tempo ao lado do mexicano Ricardo González. A média dos dois pilotos na qualificação foi de 2’08″258, a meio segundo do tempo de referência. A expectativa do piloto brasileiro é de conquistar o segundo pódio no campeonato – ele terminou em 2º lugar na estreia, nas 6h de Silverstone. “O treino foi bom. Só uma pena o Ricardo ter cometido um pequeno erro na primeira curva, o que nos custou uns cinco ou seis décimos e que colocaria a equipe de novo em primeiro e segundo”, comentou o brasileiro. “Mas o nosso carro é muito bom de corrida, especialmente com pneus velhos. E estou confiante em nosso ritmo de prova. Largar em quarto não é tão ruim assim e, com certeza, teremos chances de nos recuperarmos nestas seis horas de disputa. Agora é pensar na corrida e tentar mais uma dobradinha para a equipe G-Drive”

Os novos Ligier da Tequila Patrón ESM estrearam em sétimo e nono na qualificação da LMP2 (Foto: Clément Marin/Onroak)

Nas posições seguintes ficaram o Gibson 015S Nissan do Team Jota Sport e o Alpine A450B Nissan da Signatech. Os novos Ligier JS P2 HPD Biturbo da Tequila Patrón ESM tiveram desempenho bem razoável, já que andaram pouco em pista seca e os dois chassis têm pouca quilometragem também: 7º e 9º tempos da classe, com o Dome Strakka no meio deles. Depois de enfrentarem inúmeros problemas nos treinos, inclusive com um vazamento de gasolina, o #35 da OAK Racing ficou com a derradeira posição entre os protótipos – só que batidos por TODOS os LMGTE-PRO.

Pole para o Aston Martin #99 na classe LMGTE-PRO (Foto: Nick Dungan/AdrenalMedia.com)

Nesta divisão, a Aston Martin fez a festa, com um tempaço do brasileiro Fernando Rees e seu companheiro Richie Stanaway, que dividiram a qualificação do carro #99. A média de 2’16″840 deu a eles um ponto extra no campeonato. Gianmaria Bruni e Toni Vilander por muito pouco não superaram os rivais e ficaram a 0″070 da pole da categoria, com o Aston #97 partilhado por Darren Turner e Stefan Mücke em terceiro. Aliás, os Aston Martin e as Ferrari da AF Corse revezaram-se nas cinco primeiras posições, deixando os dois Porsche 991 RSR do Team Manthey com as últimas posições da categoria.

“Foi tudo muito bom, de acordo com os planos”, afirmou Rees. “A Ferrari teve de queimar três sets de pneus novos e ainda assim ficou atrás de nós na média. São os mesmos sets de pneus que terão que usar amanhã na corrida. No mais, o carro estava bom e a volta foi quase perfeita. Levamos o pontinho da pole e isso marca o começo da nossa recuperação pós-Silverstone. Agora é focar na corrida e sabemos que o ritmo está bom.”

A Aston Martin também alcançou a pole position da divisão LMGTE-AM: Paul Dalla Lana e Pedro Lamy obtiveram a média de 2’19″578, um segundo inteiro melhor que o Corvette C7-R #50 da Larbre Competition guiado por Paolo Ruberti e Gianluca Roda. Em 3º na divisão ficou o Porsche #88 da Abu Dhabi Racing-Proton, antecedendo as duas Ferrari da AF Corse e o carro da SMP Racing. O Porsche #77 da Dempsey Racing-Proton e o Aston Martin #96 fecham a raia e o grid de 34 carros.

A largada para as 6h de Spa-Francorchamps será às 9h30 da manhã, horário de Brasília, neste sábado.

O grid de largada completo está aqui.