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Direto do túnel do tempo (255)

RIO DE JANEIRO – Já que o blog postou os vídeos da abertura da Super Formula, aí está um dos campeões da categoria – numa de suas várias mudanças de nome – que chegou à Fórmula 1. É Ralf Schumacher, o irmão mais novo do heptacampeão Michael Schumacher, a bordo do Reynard 96D Mugen da […]

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RIO DE JANEIRO – Já que o blog postou os vídeos da abertura da Super Formula, aí está um dos campeões da categoria – numa de suas várias mudanças de nome – que chegou à Fórmula 1. É Ralf Schumacher, o irmão mais novo do heptacampeão Michael Schumacher, a bordo do Reynard 96D Mugen da X Japan Racing Team Le Mans. Com este carro, o alemão conquistou o título da temporada de 1996 – a primeira chamada de Fórmula Nippon – somando 40 pontos e três vitórias, duas em Mine e uma em Tokachi, derrotando o vice Naoki Hattori por dois pontos.

A Fórmula Nippon, que conservou este nome até 2012, foi também a Fórmula 3000 japonesa entre 1987 e 1995. De 1973 a 1977 foi Fórmula 2000 e a partir de 1978 até 1986, quando o Europeu já havia sido extinto, a Fórmula 2 foi a principal categoria de monopostos do Oriente.

Ralf Schumacher foi um dos que ganhou experiência no Japão como trampolim para a F-1. Além dele, Satoru Nakajima, Aguri Suzuki, Ukyo Katayama, Pedro de la Rosa e Ralph Firman Jr. conquistaram títulos – e outros nomes como os de Eddie Irvine e Mika Salo, cujas carreiras se encontravam no desvio, também tiveram sucesso por lá. Tora Takagi e Kazuki Nakajima são exemplos de pilotos que ficaram relativo tempo na Fórmula 1 e que ganharam títulos depois.

Há 19 anos, direto do túnel do tempo.