A Mil por Hora
United Sports Car Championship

O fim do Team Falken

[bannergoogle] RIO DE JANEIRO – Má notícia para os que acompanham o Tudor United SportsCar Championship: o Team Falken Tire vai deixar a categoria GTLM no fim deste campeonato. É um duro golpe para uma divisão que já não vem com um grande plantel de inscritos em 2015 – são oito carros apenas para toda […]

2014 Tudor USCC - 12 Hours of Sebring

[bannergoogle] RIO DE JANEIRO – Má notícia para os que acompanham o Tudor United SportsCar Championship: o Team Falken Tire vai deixar a categoria GTLM no fim deste campeonato. É um duro golpe para uma divisão que já não vem com um grande plantel de inscritos em 2015 – são oito carros apenas para toda a temporada – e o fim da variedade de pneus na principal categoria de Grã-Turismo, porque tirando a Michelin, a Falken era a única a desenvolver compostos – além, claro, da Continental, responsável pelo fornecimento das divisões Prototype, Prototype Challenge e GT Daytona.

Coordenada por Derrick Walker, antigo dono de equipe na Fórmula Indy e ex-mecânico da Brabham nos tempos em que Wilsinho Fittipaldi guiou por lá na Fórmula 1, a equipe estreou em três provas da American Le Mans Series em 2009, com um Porsche 911 (997) GT3 RSR. Dois anos depois, já venciam corridas com a dupla formada por Wolf Henzler e Bryan Sellers – foram três ao todo, dando à modesta escuderia o 4º lugar ao fim do campeonato de 2011. Ganharam ainda o GP de Baltimore em 2012 e a Petit Le Mans, última prova da história do certame, ano retrasado – e repetiram a dose em Road Atlanta na temporada passada, quando já havia sido inaugurado o Tudor United SportsCar Championship. E desde então, Henzler e Sellers têm à disposição o 991 GT3 RSR do fabricante alemão.

A decisão de retirada é meramente estratégica. A Falken Tire considera que seu objetivo nas corridas estadunidenses de Endurance foi cumprido.

“A equipe fará muita falta para seus fãs – e para todos nós”, disse Scott Atherton, CEO da IMSA. “Como sempre, a IMSA oferecerá uma plataforma aberta para vários fabricantes de pneus na GTLM”, concluiu.