A Mil por Hora
24 Horas de Le Mans

24h de Le Mans, equipes LMP1: Toyota Gazoo Racing

RIO DE JANEIRO – O blog A Mil Por Hora termina a apresentação de todas as equipes participantes da edição 2015 das 24 Horas de Le Mans com a campeã do Mundial de Endurance no último ano. É a vez da Toyota, que nunca faturou, em contrapartida, a prova mais importante da modalidade. TOYOTA GAZOO […]

RIO DE JANEIRO – O blog A Mil Por Hora termina a apresentação de todas as equipes participantes da edição 2015 das 24 Horas de Le Mans com a campeã do Mundial de Endurance no último ano. É a vez da Toyota, que nunca faturou, em contrapartida, a prova mais importante da modalidade.

TOYOTA GAZOO RACING
Sede: Colônia, Alemanha
Site oficial: www.toyotahybridracing.com
Twitter: @Toyota_Hybrid
Facebook: facebook.com/ToyotaMotorsport

Carro: Toyota TS040 Hybrid
Motor: Toyota 3,7 litros V8
Pneus: Michelin
ERS: Supercapacitor (480 HP)
Potência: 520 HP
Reservatório de combustível: 68,3 litros
Peso mínimo: 870 kg

Team Principal: Toshio Sato
General Manager: Hisatake Murata
Diretor Técnico: Pascal Vasselon

A Toyota resolveu seguir em 2015 a máxima de que “time que está ganhando não se mexe”. Mas, até agora, não houve nenhum benefício em relação ao ano passado, em que o construtor japonês foi absolutamente dominante no WEC. Embora tenha havido melhorias de aerodinâmica e no sistema do Supercapacitor que funciona como o ERS (Energy Recovering System), que armazena a energia dispendida nas frenagens, os engenheiros lotados em Colônia se preocuparam muito mais em otimizar o que se chama de cinemática (movimento) e a elasto-cinemática (arrasto) das suspensões dianteira e traseira, de modo a evitar um excessivo desgaste dos pneus – principalmente num ano que o regulamento desportivo prevê um uso limitado de sets de pneus.

Como novidade, a Toyota alçou Mike Conway ao posto de piloto titular e Kazuki Nakajima é o novo companheiro dos campeões mundiais Anthony Davidson e Sébastien Buemi. Em razão do acidente do piloto japonês nos treinos para as 6h de Spa-Francorchamps, Kamui Kobayashi, contratado como piloto reserva, foi posto de sobreaviso. Apesar das novidades, a Toyota está num nível claramente mais abaixo de Porsche e Audi. Para quem nunca conquistou as 24 Horas de Le Mans, largar com essa desvantagem toda e com apenas dois carros, pode ser decisivo. Nos bastidores, outro fato digno de registro é a ascensão de Toshio Sato ao posto de Team Principal, em substituição a Yoshitaki Kinoshita, deslocado para novas funções administrativas dentro da montadora.

Os pilotos:

Carro #1

SÉBASTIEN BUEMI (Suíça)
Graduação: Platina
31/08/1988 (26 anos), em Aïgle, Vaud
Participações nas 24h de Le Mans: 3
Corridas no WEC: 19
Melhor resultado nas 24h de Le Mans: 2º lugar em 2013
Tempo no Journée Test: 3’27″017

ANTHONY DAVIDSON (Grã-Bretanha)
Graduação: Platina
18/04/1979 (36 anos), em Hemel Hempstead (Hertfordshire)
Participações nas 24h de Le Mans: 7
Corridas no WEC: 19
Melhor resultado nas 24h de Le Mans: 2º lugar em 2013
Tempo no Journée Test: 3’40″468

KAZUKI NAKAJIMA (Japão)
Graduação: Platina
11/01/1985 (30 anos), em Okazaki
Participações nas 24h de Le Mans: 3
Corridas no WEC: 13
Melhor resultado nas 24h de Le Mans: 4º lugar em 2013
Tempo no Journée Test: 3’25″321

Carro #2

ALEXANDER WURZ (Áustria)
Graduação: Platina
15/02/1974 (41 anos), em Waldhofen an der Thaya (Lower)
Participações nas 24h de Le Mans: 8
Corridas no WEC: 22
Melhor resultado nas 24h de Le Mans: Vencedor em 1996 e 2009
Tempo no Journée Test: 3’30″334

STÉPHANE SARRAZIN (França)
Graduação: Platina
02/11/1975 (39 anos), em Barjac (Gard)
Participações nas 24h de Le Mans: 13
Corridas no WEC: 26
Melhor resultado nas 24h de Le Mans: 2º lugar em 2007, 2009 e 2013
Tempo no Journée Test: 3’26″929

MIKE CONWAY (Grã-Bretanha)
Graduação: Platina
19/11/1983 (31 anos), em Bromley (Kent)
Participações nas 24h de Le Mans: 1
Corridas no WEC: 13
Melhor resultado nas 24h de Le Mans: excluído em 2013
Tempo no Journée Test: 3’44″234