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Túnel do Tempo

Direto do túnel do tempo (269)

RIO DE JANEIRO – Neste domingo tem GP da Áustria de Fórmula 1 e por muito tempo, dos anos 70 aos 80, o circuito de Zeltweg (ou Österreichring, para muitos) foi um dos mais rápidos do automobilismo mundial. Já nas últimas corridas disputadas na chamada Era Turbo, as médias horárias superavam os 256 km/h. Nos […]

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RIO DE JANEIRO – Neste domingo tem GP da Áustria de Fórmula 1 e por muito tempo, dos anos 70 aos 80, o circuito de Zeltweg (ou Österreichring, para muitos) foi um dos mais rápidos do automobilismo mundial. Já nas últimas corridas disputadas na chamada Era Turbo, as médias horárias superavam os 256 km/h.

Nos anos 70, a corrida teve picos de enorme popularidade e grande público, pois a Áustria faz fronteira com Alemanha, Itália e Suíça, entre outras nações – e também porque a corrida era disputada no auge do verão europeu. Jochen Rindt e Niki Lauda, os melhores pilotos do país naquele tempo, também contribuíram para o sucesso da corrida.

Em 1971, por exemplo, o GP da Áustria foi justamente o da estreia de Lauda, então um jovem aspirante de 22 anos de idade. Naquela corrida, Emerson Fittipaldi chegou em 2º lugar – melhor resultado do brasileiro naquele ano – e a vitória foi do suíço Jo Siffert, que contou com grande apoio de fãs do seu país para cruzar em primeiro com o BRM P160, a uma média de 211,858 km/h.

Notem na foto acima onde ficavam postados fotógrafos e vários torcedores.

Há 44 anos, direto do túnel do tempo.