A Mil por Hora
Miniaturas

Pequenas maravilhas, especial Le Mans: Lola Aston Martin B10/60 (2011)

RIO DE JANEIRO – Como prometi no twitter, a série especial de miniaturas das 24h de Le Mans vai ter sequência até o próximo dia 30, porque foram tantas e tão boas as contribuições que é impossível não registrar todas (ou quase todas) elas. Então vai aí a primeira de várias contribuições enviadas pelo Marcelo […]

Lola #22 (1)

RIO DE JANEIRO – Como prometi no twitter, a série especial de miniaturas das 24h de Le Mans vai ter sequência até o próximo dia 30, porque foram tantas e tão boas as contribuições que é impossível não registrar todas (ou quase todas) elas.

Então vai aí a primeira de várias contribuições enviadas pelo Marcelo Pacheco: o Lola Aston Martin B10/60 (a.k.a. Aston Martin DBR 1-2) alinhado pela Kronos Racing, da Bélgica, em 2011. O exemplar em escala 1:18 (só não disseste o fabricante, Marcelo) foi comprado em Le Mans mesmo, há dois anos.

Com supervisão da Marc VDS Racing, essa escuderia alinhou um dos últimos protótipos da marca britânica de Huntingdon que ainda corriam com o motor 6 litros V12, uma vez que o regulamento técnico sofreria alterações a partir do ano seguinte. O chassi HU01S foi o mesmo que correu com a Signature Racing no ano anterior e começou inscrito como reserva na lista de entradas. O forfait da Highcroft Racing permitiu a participação do carro na prova.

Inscrito com o número #22, o protótipo foi alinhado para Vanina Ickx/Bas Leinders/Maxime Martin. Largaram da 12ª colocação com o tempo de 3’36″551 e, mesmo com alguns pequenos problemas como a perda de uma roda e algumas rodopiadas, especialmente com a filha de Jacky Ickx a bordo, conseguiram se manter na pista a contento. Os muitos abandonos deixaram o protótipo do time belga em 7º lugar na geral com 328 voltas completadas – vinte e sete a menos que os vencedores ao fim da disputa.