A Mil por Hora
GT World Challenge Europe Endurance

18 anos depois, deu BMW nas 24h de Spa

RIO DE JANEIRO – Marc Duez, Eric Van de Poele e Alain Cudini – dois pilotos da Bélgica e um da França – tinham sido os últimos vencedores com um modelo BMW nas 24 Horas de Spa-Francorchamps. Até este fim de semana: Lucas Luhr/Markus Palttala/Nicky Catsburg devolveram ao construtor de Munique um triunfo que a […]

timthumb (4)
A trinca Lucas Luhr/Markus Palttala/Nicky Catsburg venceu neste domingo as 24h de Spa

RIO DE JANEIRO – Marc Duez, Eric Van de Poele e Alain Cudini – dois pilotos da Bélgica e um da França – tinham sido os últimos vencedores com um modelo BMW nas 24 Horas de Spa-Francorchamps. Até este fim de semana: Lucas Luhr/Markus Palttala/Nicky Catsburg devolveram ao construtor de Munique um triunfo que a marca não conhecia havia mais de uma década e meia. A bordo da Z4 GT3 da Marc VDS Racing, a trinca faturou neste sábado e domingo a prova mais longa do calendário do Blancpain Endurance Series, quarta da temporada 2015.

A corrida, uma das mais emocionantes da história da prova, terminou com 536 voltas completadas e com todos os ingredientes que sempre permeiam o evento na Bélgica. Muita chuva, vários acidentes e as quebras costumeiras que deixaram muita gente pelo caminho, inclusive a BMW #45 de Dirk Werner/Maxime Martin/Augusto Farfus, que liderava quando abandonou na altura da 400ª volta por quebra de motor. Detalhe: a trinca estava na liderança e os companheiros da equipe chefiada por Marc Van der Straeten herdaram a ponta para não perderem mais.

Pole position, o Audi #2 de Frank Stippler/Nico Müller/Stéphane Ortelli acabou a disputa em 2º lugar, uma volta atrás. Outro carro do construtor de Ingolstadt, o #5 de Christopher Mies/Christian Mamerow/Nicki Thiim, alinhado pela Phoenix Racing, acabou com a terceira posição no pódio após a quebra cruel da Mercedes #99 da ROWE Racing: o carro de Dani Juncadella/Nico Bastian/Stef Dusseldorp ficou pelo caminho faltando menos de 45 minutos para a quadriculada. Outra falha mecânica cruel foi com a BMW de Alex Zanardi/Timo Glock/Bruno Spengler, que terminariam tranquilamente entre os dez primeiros e abandonaram pouco depois da 23ª hora com o carro da Roal Motorsport.

A AF Corse chegou em 4º na geral com Pasin Lathouras/Stéphane Lemeret/Gianmaria Bruni/Alessandro Pier Guidi. A Ferrari #47 venceu na divisão Pro-Am Cup com duas voltas de vantagem para Matt Griffin/Duncan Cameron/Francisco Guedes/Davide Rigon. Com este resultado, Griffin e Cameron conquistam por antecipação o título do BES na categoria.

Na primeira prova de 24 Horas de uma equipe 100% brasileira no exterior, o BMW Team Brasil fez um bom trabalho, terminando em 13º na geral e sétimo na classe Pro (Foto: Luca Bassani/Divulgação)

Para os outros brasileiros, a corrida não foi menos atribulada que a de Farfus, mas pelo menos todos os demais receberam a quadriculada. O trio Cacá Bueno/Sérgio Jimenez/Felipe Fraga enfrentou dificuldades, começando por uma posição de largada desfavorável e os desafios sempre existentes numa prova desta natureza, para terminar em 13º lugar na geral e sétimo na classe Pro Cup, 20 voltas atrás dos vencedores. Sem dúvida, um resultado bastante auspicioso.

“Foi bom. Não fosse esse problema elétrico na madrugada poderíamos ter chegado em quinto no geral, que era o nosso objetivo inicial antes dos problemas no classificatório. Quando paramos, perdemos uma meia hora nos boxes e isso chegou a mexer com o ânimo do time. Mas nos mantemos focados, porque o objetivo não era só terminar. Queríamos chegar entre os dez primeiros e, pelo menos na nossa categoria, conseguimos”, destacou Cacá Bueno.

Bruno Senna e os parceiros Adrian Quaife-Hobbs e Álvaro Parente tiveram ótimo desempenho enquanto foi possível. A trinca da Von Ryan Racing chegou a ocupar a quarta posição na classificação geral, mas acabaram em 18º na geral – décimo na Pro Cup – perdendo 25 voltas em relação aos vencedores.

Na classe Am Cup, a vitória nas 24h de Spa foi da equipe britânica Parker Racing. Com o Audi R8 LMS Ultra #24, John Loggie/Benny Simonsen/Callum McLeod/Julian Westwood acabaram em 14º lugar, com 513 voltas concluídas – duas a mais que o Porsche de Jürgen Haring/Dimitros Konstantinou/Karl Wlazik/Frank Schimkler, da Attempto Racing e três à frente de Stephen Earle/Liam Talbot/Marco Zanuttini/Marc Rostan, da Kessel Racing.

A última etapa do Blancpain Endurance Series será em Nürburgring, na Alemanha, dia 20 de setembro.