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Mundial de Endurance

Controvérsia: Audi viola selo eletrônico do motor de campeões do WEC e é punida pela FIA

RIO DE JANEIRO – Um erro humano e a Audi pode colocar a perder o resto do campeonato do trio bicampeão do World Endurance Championship (FIA WEC) em 2012, formado por Andre Lotterer/Bénoit Tréluyer/Marcel Fässler. Os selos eletrônicos do motor 4 litros V6 turbodiesel usado nas 24 Horas de Le Mans foram violados pela equipe […]

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Uma falha humana pode jogar fora as chances de um terceiro título no WEC em quatro anos para a trinca do Audi #7, formada por Bénoit Tréluyer/Marcel Fässler/Andre Lotterer

RIO DE JANEIRO – Um erro humano e a Audi pode colocar a perder o resto do campeonato do trio bicampeão do World Endurance Championship (FIA WEC) em 2012, formado por Andre Lotterer/Bénoit Tréluyer/Marcel Fässler. Os selos eletrônicos do motor 4 litros V6 turbodiesel usado nas 24 Horas de Le Mans foram violados pela equipe técnica do construtor alemão, o que não é permitido pelo regulamento técnico do ACO e da FIA.

Em vista disso, a equipe foi punida com uma multa pecuniária de € 50 mil, além de pagar os custos trabalhistas da audiência realizada na Corte da FIA no último dia 23 em Paris, na França. E, pior: o motor usado durante as 24h de Le Mans, a terceira corrida de um campeonato de oito etapas, foi considerado o quarto – de um total de cinco que as equipes podem usar ao longo da temporada, dentro da restrição de regulamento imposta para este ano.

O problema com os selos foi detectado no sábado, horas antes da disputa e a equipe assumiu seu erro. “Investigamos o assunto e temos a certeza de que não acontecerá novamente”, disse o engenheiro Chris Reinke, chefe do projeto do Audi R18 e-tron quattro. “Os dois selos do carro #7 falharam. Os outros dois não foram afetados”, completou.

Esses selos eletrônicos foram introduzidos como forma de monitoramento dos motores da classe LMP1 ao longo do ano. Mas nem os leitores da FIA e da Audi foram capazes de ler o selo eletrônico violado, o que causou a controvérsia e a multa aos germânicos.

Dessa forma, a Audi vai ter que se virar para as cinco provas restantes do ano – Nürburgring, Austin, Fuji, Xangai e Bahrein – com um motor novo para 30h de disputas (mais treinos livres e classificações), ou então dispor do motor usado em Sarthe, que já tem no mínimo 24h de uso. O uso de um sexto motor implicará em penalidades à trinca.

Um detalhe é que Lotterer/Tréluyer/Fässler são exatamente os líderes do Mundial de Pilotos. Com duas vitórias e um terceiro lugar, eles têm 80 pontos – e outro detalhe é que o vice-líder Nick Tandy, que soma 60, só vai marcar pontos no resto do ano se terminar no top 10 ou eventualmente chegar ao fim das demais etapas, já que ele defenderá a KCMG na LMP2 pelo restante do certame. Os rivais mais próximos da trinca líder são Marc Lieb/Neel Jani/Romain Dumas, com 23 pontos a menos.