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Túnel do Tempo

Direto do túnel do tempo (277)

RIO DE JANEIRO – Nelson Piquet sofrendo um acidente com a Brabham era artigo de luxo no início dos anos 80. Pois este poderia ter tido consequências terríveis para o piloto, que não apenas um joelho ralado: a foto que ilustra o post é do exato instante em que o piloto brasileiro se acidentava na […]

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RIO DE JANEIRO – Nelson Piquet sofrendo um acidente com a Brabham era artigo de luxo no início dos anos 80. Pois este poderia ter tido consequências terríveis para o piloto, que não apenas um joelho ralado: a foto que ilustra o post é do exato instante em que o piloto brasileiro se acidentava na veloz curva Becketts, durante o Grande Prêmio da Inglaterra de 1981.

Naquela corrida, disputada em 18 de julho – um sábado, Nelson pretendia dar o troco da sacanagem de que fora vítima na corrida anterior, na França, em Dijon-Prenois. A direção de prova cismou de dar bandeira vermelha quando tinha a prerrogativa de encerrar a disputa em razão de um toró que caiu naquela pista, na 58ª volta. Houve uma segunda largada, a Renault consertou câmbio e turbo do carro de Alain Prost e o francês pôde chegar à sua primeira de um total de 51 vitórias que conquistaria na Fórmula 1.

Em Silverstone, na segunda prova da Brabham com os pneus Goodyear, que voltavam à categoria, Piquet fez o 3º tempo nos treinos, atrás somente das Renault Turbo de René Arnoux e Prost. Caiu para quarto na largada, surpreendido pelo super arranque do também francês Didier Pironi, da Ferrari. Quando o fôlego do motor turbo do carro italiano caiu logo na quarta volta, Nelson reassumiu sua posição de largada e vinha perto dos rivais da Régie. Até que, na 12ª volta, um pneu estourou a 250 km/h e aí, já sabemos…

Pior para Nelson, àquela altura das circunstâncias, que Carlos Reutemann chegou em 2º e subiria para 43 pontos, contra 26 do piloto da Brabham. Mas o que ficou para a história foi a virada e o título do piloto do carro número #5, por apenas um ponto de vantagem.

Há 34 anos, direto do túnel do tempo.