A Mil por Hora
Fórmula Indy

Tensão em Pocono

https://www.youtube.com/watch?v=-Ahty6Jzcms RIO DE JANEIRO – Situação das mais desagradáveis durante a etapa da IndyCar (penúltima da temporada), disputada neste domingo no triângulo de Pocono, na Pensilvânia. O britânico Justin Wilson, da Andretti Autosport, acabou atingido por um pedaço de carro que voou do monoposto de Sage Karam (Chip Ganassi), que sofrera um acidente durante a […]

https://www.youtube.com/watch?v=-Ahty6Jzcms

RIO DE JANEIRO – Situação das mais desagradáveis durante a etapa da IndyCar (penúltima da temporada), disputada neste domingo no triângulo de Pocono, na Pensilvânia. O britânico Justin Wilson, da Andretti Autosport, acabou atingido por um pedaço de carro que voou do monoposto de Sage Karam (Chip Ganassi), que sofrera um acidente durante a disputa. É possível ver, por volta de 1’15” do vídeo acima, a peça solta atingindo o capacete do piloto que tem 37 anos de idade.

Segundo informações nas redes sociais, um bico de carro de Fórmula Indy (a peça inteira) pesa pelo menos uns 6 kg. Supondo que tenha sido uma parte apenas desse bico pesado, calculem o impacto que um pedaço desse bico tem após uma batida em alta velocidade num capacete de um piloto que vinha, pelo que eu soube, a 353 km/h.

Justin Wilson foi levado de helicóptero – o que é sempre preocupante – e deixou todos, demais pilotos, equipes e público bastante apreensivos. As manifestações de apoio logo começaram e todos torcem para que nada de mais grave tenha acontecido com Wilson, tido como um piloto de excelente reputação dentro do automobilismo internacional. Campeão da Fórmula 3000 em 2001 com a Arden International, ele disputou 16 GPs de Fórmula 1 pelas equipes Minardi e Jaguar em 2003. Consta que só não teve mais tempo de mostrar o que sabe porque ninguém quis apostar em alguém com sua estatura – Justin tem 1,92 metro de altura.

Num imenso contraste com a tristeza pelo acidente grave de Justin Wilson, a Andretti viu Ryan Hunter-Reay vencer a prova. A temporada termina em Sonoma no próximo domingo, com pontuação dobrada. O colombiano Juan Pablo Montoya, da Penske, tem 34 pontos de vantagem para Graham Rahal e pode ser campeão em sua segunda temporada após o retorno aos monopostos, depois de um bom período acelerando na Nascar.