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24 Horas de Le Mans

Gibson Technology e Cosworth na LMP2 em 2017

RIO DE JANEIRO – O Automobile Club de l’Ouest (ACO) e a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciaram hoje os vencedores do processo de seleção que foi implantado por ambas as entidades para definir o fornecedor único de motores para a classe LMP2 de protótipos, cujo regulamento técnico sofrerá mudanças a partir de 2017. Com […]

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RIO DE JANEIRO – O Automobile Club de l’Ouest (ACO) e a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciaram hoje os vencedores do processo de seleção que foi implantado por ambas as entidades para definir o fornecedor único de motores para a classe LMP2 de protótipos, cujo regulamento técnico sofrerá mudanças a partir de 2017.

Com o limite imposto para apenas quatro fabricantes de chassis, no caso as francesas Oreca e Ligier, a italiana Dallara e a estadunidense Riley-Multimatic, também foi definido pela Comissão de Endurance da entidade máxima do desporto automobilístico, em conjunto com o ACO, da necessidade de se fazer um regulamento mais restrito no sentido de contenção de custos, mantendo a filosofia da categoria. Por isso, decidiu-se pelo motor único e a vencedora do processo de seleção, que contou com quatro concorrentes, é a Gibson Technology, que também se candidatara como um dos fornecedores de chassis para a subclasse.

De acordo com as informações vindas do exterior, o novo motor que a Gibson vai produzir para 2017 terá bancada com oito cilindros em V e potência estimada em 600 HP, cerca de 150 HP a mais que os propulsores atuais da categoria, o que tornará os carros pelo menos dois segundos mais rápidos daqui a dois anos. Esse propulsor será padrão no FIA WEC, mas no Weather Tech SportsCar Championship, no European Le Mans Series e também no Asian Le Mans Series (que terá uma fase de transição mais prolongada de chassis e motores), vai dividir espaço com outros fornecedores. No Mundial de Endurance, as equipes receberão os motores sem nenhum nome nos cabeçotes, podendo explorá-los rebatizando com o nome dos times ou de outros fabricantes, conforme a aprovação da Comissão de Endurance da FIA.

Ciente das diferenças que existirão, uma vez que carros dos EUA e dos certames continentais na Ásia/Oceania e Europa vão sempre se alinhar como participantes das 24h de Le Mans, a Comissão de Endurance também indicou um fornecedor exclusivo para a centralina eletrônica (ECU) dos motores para a classe LMP2 em todos os certames: ganhou a Cosworth Electronics. Nos EUA, as centralinas padrão farão o papel de equilíbrio de desempenho entre os diferentes propulsores que por lá serão utilizados.