A Mil por Hora
Motovelocidade

Joãozinho Sobreira (1983-2015)

RIO DE JANEIRO – A motovelocidade nacional está novamente de luto. Morreu hoje, aos 32 anos de idade, o piloto da Superbike Brasil João Carlos Sobreira, mais conhecido como Joãozinho Treze. Ele sofreu um grave acidente na primeira bateria da corrida disputada neste domingo em Goiânia e infelizmente não resistiu às lesões sofridas. Joãozinho disputava a […]

sbk14113_wli_1304201475

RIO DE JANEIRO – A motovelocidade nacional está novamente de luto. Morreu hoje, aos 32 anos de idade, o piloto da Superbike Brasil João Carlos Sobreira, mais conhecido como Joãozinho Treze. Ele sofreu um grave acidente na primeira bateria da corrida disputada neste domingo em Goiânia e infelizmente não resistiu às lesões sofridas.

Joãozinho disputava a 6ª etapa do Campeonato Brasileiro no Autódromo de Goiânia, quando perdeu o controle da Kawasaki Ninja ZX-10RR na entrada da curva 1 do circuito, no início da terceira volta. O grave acidente provocou o procedimento de Safety Car, adotado em ocasiões do gênero. E o socorro foi demorado: pouco mais de um minuto após a queda, Sobreira foi atendido. O piloto foi levado ao Hospital de Urgências de Goiânia (HUGO), não muito longe da pista. Ele entrou com um quadro de parada cardiorrespiratória e já em estado crítico.

O óbito foi anunciado pouco antes das 14h30, hora programada para a disputa da segunda bateria da Superbike Brasil, a principal categoria do evento. Em virtude da morte de Joãozinho Sobreira, os organizadores do certame cancelaram o restante da programação. Logo após, foi divulgada no site oficial da categoria uma nota curta, lamentando o incidente.

“É com pesar que anunciamos o falecimento (18/10) do piloto João Carlos Sobreira, 32 anos, ‘Joãozinho Treze’ (#113), Mobil Ituran Racing. Ele passou reto na curva 1 depois de completadas duas voltas, não teve reação e bateu forte. Foi atendido pela unidade móvel no local e removido para o Hospital de Urgências de Goiânia (HUGO), que fica ao lado do autódromo, mas não resistiu aos ferimentos e veio a falecer.

A família SuperBike Brasil está em profundo luto, e segue prestando todo o suporte e enviando força à família e aos amigos.”

O Grande Prêmio traz nesta matéria um vídeo com uma imagem de um espectador presente ao circuito, que gravou o acidente. As imagens são fortes!