A Mil por Hora
Automobilismo Internacional

O renascimento da Zakspeed

RIO DE JANEIRO – Lembram da Zakspeed, que disputou em meados dos anos 80 a Fórmula 1 com um projeto próprio de carro e motor até 1988 e depois associou-se sem sucesso à Yamaha, numa empreitada que levou ao fim temporário da escuderia? Pois é: entre idas e vindas, que passaram pelo DTM e FIA […]

12138532_1016450441708767_2288301163685702158_o
Com esta Mercedes-Benz e o lendário símbolo da Zakspeed de volta às pistas, Luca Ludwig e Sebastian Asch são os novos campeões do ADAC GT Masters

RIO DE JANEIRO – Lembram da Zakspeed, que disputou em meados dos anos 80 a Fórmula 1 com um projeto próprio de carro e motor até 1988 e depois associou-se sem sucesso à Yamaha, numa empreitada que levou ao fim temporário da escuderia?

Pois é: entre idas e vindas, que passaram pelo DTM e FIA GT, antes do fechamento da equipe por problemas legais, a Zakspeed ressurgiu como fênix das cinzas e conquistou neste fim de semana um título que significa a legítima volta por cima de uma equipe icônica do automobilismo alemão.

A Zakspeed é a nova campeã do ADAC GT Masters, equivalente ao Campeonto Alemão de Grã-Turismo. Os pilotos, coincidentemente, são herdeiros de duas referências do esporte naquele país: Luca Ludwig, filho do excepcional Klaus Ludwig e Sebastian Asch, rebento de Roland Asch, outro que fez história em provas de Turismo e Grã-Turismo – e inclusive os dois correram pela Zakspeed nos áureos tempos do DTM.

A bordo de uma Mercedes SLS AMG GT3, a dupla somou 199 pontos no campeonato encerrado neste fim de semana em Hockenheim, contra 186 do vice-campeão, Dominik Baumann. Os garotos ganharam três provas, em Spa-Francorchamps, Lausitzring e Zandvoort, além de mais quatro pódios. Um 5º lugar na prova final deste domingo foi o bastante para os herdeiros de Klaus e Roland levarem a taça.

Onde quer que esteja (achei que ele estivesse morto, mas está vivinho da silva), o fundador da Zakspeed, Erich Zakowski, deve estar muito, mas muito feliz.