A Mil por Hora
United Sports Car Championship

23 carros no teste do IWSC em Daytona

RIO DE JANEIRO (atualizado sexta-feira, 21h) – A participação de 23 carros está prevista para o teste da IMSA Weather Tech SportsCar Championship, marcado para a próxima semana – terça e quarta – no Daytona International Speedway, na Flórida. Será a primeira oportunidade para vermos os novos carros que vão estrear para valer na próxima temporada da […]

php
O DeltaWing será um dos 23 carros que participarão dos testes da próxima semana em Daytona, abrindo os trabalhos para a temporada 2016 do IMSA Weather Tech SportsCar Championship

RIO DE JANEIRO (atualizado sexta-feira, 21h) – A participação de 23 carros está prevista para o teste da IMSA Weather Tech SportsCar Championship, marcado para a próxima semana – terça e quarta – no Daytona International Speedway, na Flórida. Será a primeira oportunidade para vermos os novos carros que vão estrear para valer na próxima temporada da série estadunidense de Protótipos e Grã-Turismo, em especial os novos modelos enquadrados nos regulamentos GTLM e GTD.

F1X2l091w1z1D332K/2015%20IMSA%20WeatherTech%20SportsCar%20Championship%20November%20Test%20Pre-Event%20Entry%20List.pdf">Lista de inscritos para os testes do IWSC

Nove protótipos divididos nas classes Prototype e Prototype Challenge devem fazer parte do plantel de participantes. Bicampeã da categoria, a Action Express será a única das escuderias a inscrever dois Corvette DP. O carro #5 terá um brasileiro e dois portugueses: Christian Fittipaldi e João Barbosa ganham a companhia de Filipe Albuquerque, cedido pela Audi. No #31, Eric Curran e Dane Cameron serão acompanhados de Jonny Adam, piloto da Aston Martin no WEC. A VisitFlorida.com/Spirit of Daytona também vai comparecer, promovendo a estreia de sua nova dupla, formada por Marc Goossens e Ryan Dalziel.

Os demais carros confirmados para o teste aberto são o DeltaWing DWC13, cuja presença nas 24h de Daytona está confirmada (para o resto do ano, o carro é uma incógnita), um dos Mazda já com motor a gasolina, abandonando o propulsor Skyactiv-D movido a diesel e o Ligier JS P2 da Michael Shank Racing, provavelmente com o novo motor Honda 3,5 litros V6 biturbo e um novo chassi após os acidentes violentos da Petit Le Mans, em Road Atlanta, para Oswaldo Negri, John Pew e AJ Allmendinger.

Na Prototype Challenge, serão três e não cinco Oreca FLM09, anteriormente anunciados: a bicampeã CORE Autosport,a JDC/Miller Motorsports e a BAR1 Motorsports vão com um carro cada. A equipe de Brian Alder, que estará no carro #20 com Johnny Mowlem, Ryan Eversley e Adam Merzon deveria ter dois bólidos – mas só alinhará um nos treinos. A Starworks, que era aguardada, não comparecerá. Esta classe terá algumas novidades em 2016, como por exemplo a adoção de um sistema de controle de tração.

A GTLM está interessante por apresentar dois modelos totalmente novos e o Corvette C7-R, visto em treinos privados em Daytona, que fará sua estreia na versão remodelada de acordo com as novas regras técnicas e de segurança exigidas pelo ACO/FIA e pela IMSA. Dois carros da marca da gravatinha vão para a Flórida, assim como os Ford GT da Chip Ganassi Racing e uma das novas BMW M6 GTLM da equipe de Bobby Rahal – que terá Lucas Luhr, John Edwards, Bill Auberlen e Bruno Spengler – que deverá participar pelo menos das 24h de Daytona.

O plantel da GTD será o mais numeroso e vários novos carros farão sua primeira aparição: o Lamborghini Huracán será testado pela Change Racing (com os pilotos da O’Gara Racing e Paul Miller Racing, é bom lembrar), bem como a nova BMW M6 GTD terá seu primeiro treino para valer com a Turner Motorsport, que contará com Jens Klingmann, Maxime Martin e Marco Wittmann. Também é aguardada a nova versão da Mercedes GT3 desenvolvida pela AMG (Thomas Jäger e Yelmer Buurman estão escalados) e pela Geração II do Audi R8 LMS.

Mais cinco carros participarão dos treinos: o Aston Martin V12 Vantage da TRG-AMR, o Dodge Viper GT3-R #33 da Riley Technologies, duas Mercedes-Benz SLS AMG GT3 da DragonSpeed e um Porsche 997 GT3-R da Autometrics Motorsports. Chegaram a ser cogitados o novo McLaren 650S GT3 e também o Cadillac ATS-V.R, mas foram logo descartados.