A Mil por Hora
Nascar

Confirmado: Kenseth suspenso

RIO DE JANEIRO – A Nascar pôs na mesa todas as hipóteses plausíveis na treta Kenseth versus Logano e chegou a uma conclusão: Kenseth é culpado. O piloto do #20 da Joe Gibbs Racing foi suspenso hoje por duas corridas, pela atitude na corrida de Martinsville, em que tirou o rival da Penske da corrida […]

Nascar_Kenseth-e-Logano-1260x710

RIO DE JANEIRO – A Nascar pôs na mesa todas as hipóteses plausíveis na treta Kenseth versus Logano e chegou a uma conclusão: Kenseth é culpado.

O piloto do #20 da Joe Gibbs Racing foi suspenso hoje por duas corridas, pela atitude na corrida de Martinsville, em que tirou o rival da Penske da corrida de domingo, por retaliação ao episódio na etapa do Kansas. Kenseth era retardatário – tinha nove voltas a menos que o rival, além de já estar eliminado do Chase – e “tirou Logano intencionalmente da disputa”, palavras do comunicado oficial do anúncio da punição.

Claro que um erro não justifica o outro. Kenseth resolveu fazer justiça com as próprias mãos (ou com o próprio carro) e pagará caro por isso. Mas a Nascar também errou (minha opinião) ao não se manifestar no entrevero anterior entre os dois. Poderia ter advertido Logano ou então deixado claro que não permitiria atitudes do gênero na pista, para preservar a integridade física dos pilotos e a ética das disputas. As chamadas regras “não escritas” mais uma vez criaram uma brecha pela qual desaguou o incidente de Martinsville.

As opiniões estão divididas. Muita gente considera a punição justa e outros, não. Mas é o que há para o momento e a Joe Gibbs está apelando junto à Nascar da decisão, contestando a severidade da punição. Difícil afirmar que o recurso será aceito. Caso não seja, Kenseth fica de fora das provas do Texas e Phoenix. A JGR não cogitou ainda um possível substituto.

Também foi anunciada outra punição: Danica Patrick sofreu perda de 25 pontos no campeonato e multa pecuniária de US$ 50 mil por um payback no piloto David Gilliland. A Dama de Verde está sob observação pelos comissários até o próximo dia 31 de dezembro.

Em tempo: na minha conta pessoal no twitter, @rodrigomattar71, lancei uma enquete que repito aqui: é justa a punição a Matt Kenseth? Sim ou não?