Confirmado: Kenseth suspenso

Nascar_Kenseth-e-Logano-1260x710

RIO DE JANEIRO – A Nascar pôs na mesa todas as hipóteses plausíveis na treta Kenseth versus Logano e chegou a uma conclusão: Kenseth é culpado.

O piloto do #20 da Joe Gibbs Racing foi suspenso hoje por duas corridas, pela atitude na corrida de Martinsville, em que tirou o rival da Penske da corrida de domingo, por retaliação ao episódio na etapa do Kansas. Kenseth era retardatário – tinha nove voltas a menos que o rival, além de já estar eliminado do Chase – e “tirou Logano intencionalmente da disputa”, palavras do comunicado oficial do anúncio da punição.

Claro que um erro não justifica o outro. Kenseth resolveu fazer justiça com as próprias mãos (ou com o próprio carro) e pagará caro por isso. Mas a Nascar também errou (minha opinião) ao não se manifestar no entrevero anterior entre os dois. Poderia ter advertido Logano ou então deixado claro que não permitiria atitudes do gênero na pista, para preservar a integridade física dos pilotos e a ética das disputas. As chamadas regras “não escritas” mais uma vez criaram uma brecha pela qual desaguou o incidente de Martinsville.

As opiniões estão divididas. Muita gente considera a punição justa e outros, não. Mas é o que há para o momento e a Joe Gibbs está apelando junto à Nascar da decisão, contestando a severidade da punição. Difícil afirmar que o recurso será aceito. Caso não seja, Kenseth fica de fora das provas do Texas e Phoenix. A JGR não cogitou ainda um possível substituto.

Também foi anunciada outra punição: Danica Patrick sofreu perda de 25 pontos no campeonato e multa pecuniária de US$ 50 mil por um payback no piloto David Gilliland. A Dama de Verde está sob observação pelos comissários até o próximo dia 31 de dezembro.

Em tempo: na minha conta pessoal no twitter, @rodrigomattar71, lancei uma enquete que repito aqui: é justa a punição a Matt Kenseth? Sim ou não?

Comentários

  • Atitude ridícula da Nascar. Sempre aconteceram esses tipos de toques e é o que o publico gosta. Pq não puniram o Logano no Kansas ou o Harvik em Talladega? Agora vai virar F1, encosta e é punido? Depois as arquibancadas ficam mais vazias a cada corrida e não sabem pq. Nascar se distanciando do que fazia ela diferente das demais categorias.

  • A Nascar fez o certo! Ainda acho que foi pouco a penalização. Deveria ser excluído da categoria principal e rebaixado de categoria para uma reciclagem. Não vem ao caso o que aconteceu no passado entre os envolvidos, o que tem que prevalecer é a integridade física dos pilotos e do público. Atitude antidesportiva no automobilismo mundial precisa ser tratada com o maior rigor que a lei permita, afinal! Os pilotos estão com verdadeiras armas em mãos… vide o que fez o Tony Stewart com o piloto Kevin Ward Jr. em corrida no oval de terra. Se a moda pega… daqui a pouco as corridas de automóvel se tornarão mais violentas que as lutas do UFC.

  • Se a punição foi justa?? No seco…Não
    Mas também não é o caso de apedrejar a Nascar por um eventual erro de julgamento..como escrevi num post anterior, é totalmente sem cabimento comparar uma categoria que faz merda (desculpe o linguajar…) ocasionalmente com outras que fazem sempre, como F1 e Stock Car Brasil…

  • Se considerar entretenimento não, mas se considerar esporte absolutamente sim.
    Ensinamos aos nossos filhos o esporte, pois se levarmos a atitude de kenseth em consideração, americanos irão dar payback quando se sentirem injustiçados no trânsito
    A pergunta é, Nascar mais próximo do Big Brother ou do esporte a motor? Se responderem a resposta da punição será fácil.
    Logano merecia o troco, mas no mano a mano por vitória e Kenseth não achou Logano na prova e sabia que Martinsvile era a última oportunidade ou o payback seria só em MIami.
    Nesse ponto acho que Logano agradeceu e foi bom para os dois.

  • Gurizada,

    1° – A NASCAR permite que existam toques, intencionais ou não. cada piloto é livre pra tomar a decisão que quiser, porém, tem que ser macho pra arcar com as consequências, ou seja, o troco seja como for, onde for e em que situação de corrida ou campeonato, ou uma punição da Organização.

    2° – O que a NASCAR poderia escrever bem claramente sobre as regras não escritas que englobam a questão de bump and go, toque intensional e troco, é simplesmente isso:

    A – Bump and go é livre, apenas com a finalidade de tirar o carro da frente para passar e não de faze-lo perder o controle ocasionando rodada e colisões.

    B – O troco só pode ser dado via bump and go igualmente descrito acima.

    C – O bumb and go não pode ser utilizado nas últimas 10 voltas de corrida por entendermos ( NASCAR ) que numa corrida de 180 ou mais voltas existir tempo suficiente para ultrapassar na pista ou na estratégia os adversários.

    Bom, agora é que vem a polêmica.
    Cada piloto tem seu jeito, sua índole, etc… Se o cara optar por fazer o bump and go resultando em tirar a vitória ou decidir o títúlo da temporada, pra mim não é contra a regra mas não é limpo, fica meio “sujo”, alá Schummacher… Não consegue vencer até o último momento e apela pra outros recursos… não acho certo ou elegante, mas não é contra a regra.
    Repito: cada um tem seu temperamento e seu jeito de ser, compra as brigas que quer e arca com as consequências…

    Bom, acho sim que a NASCAR agiu certo, punindo o Kenseth por ter feito isso como retardatário. Se fosse disputa de posição, aí sim Eu acharia a punição errada.

    Tudo isso dito, com certeza começou poi o seu Logano revidou com uma voadora depois que alguém furou a fila, sem esbarrar nele… dormiu no ponto, tinha espaço, o cara botou o carro e quem vem atraz que se vire… ou nunca andou de kart???

    Tudo é uma questão de intensidade, momento e local do revide.

    Lembram do troco que o Logano deu no Hamilin ? O Logano não estava nem aí e mandou o desequlibrou o cara num superspeedway, o que ocasionou fratura de coluna e tal no Hamilin…

    É isso que digo… quer dar troco, que faça isso num oval curto pra que o cara se prejudique na prova e não pra perder um capeonato ou classificação e tal que prejudique a temporada… a não ser que o cara que tocou primeiro tambpem tenha prejudicado a temporada do outro… aí sim é na mesma moeda e terá os mesmos resultados…

    Falou !

  • Depende do que é justiça na Nascar. Se pode um ficar tirando o outro como aconteceu com o Logano tirando o Kenseth, não é justo. Agora se não pode, ai é justo, porém a Nascar tem de decidir o que quer, e não ficar sempre favorecendo o Logano como sempre acontece…

  • Achei que o toque do Logano no Kenseth foi “de corrida” (quem lembra daquele toque que o Fittipaldi deu no Al Unser Jr. na Indy 500???), mas o que o Kenseth fez foi acintoso. Se a NASCAR não punisse, estaria indiretamente dando “carta branca” para os pilotos resolverem suas diferenças na pista, o que seria perigoso demais, com certeza dando até em morte.

    • Perfeito, só complementando o “de corrida”, na primeira ocasião eram dois pilotos disputando uma posição na pista e ambos (ainda) na disputa do campeonato…

    • Concordo e discordo!
      O do Emerson com o Unser Jr. foi uma dividida, não um toque intencional na quina traseira, que é indefensável. Diferente do que ocorreu no Kansas.
      Esse toque indefensável foi o que o Logano deu no Kenseth. Entrar junto, não dar espaço ou o bump and go, tudo bem, mas o Logano anda passando da conta faz tempo. Lembra do Hamlin? Quase encerra a carreira!
      A Nascar peca por deixar ir longe demais. Não precisa exagerar na frescura, mas deixar a coisa mais esportiva.
      Sobre a punição, já disse em outro post, tinha que ter alguma.

  • Ainda acho que o Kenseth foi bondoso no troco, pois poderia fazê-lo em um momento que tirasse o Logano do título, nem que fosse na final… Com certeza ele esperava uma punição como essa, mas não ia deixar de graça…

  • Errou a NASCAR ao deixar o episódio entre o Logano e o Ken7 chegar a esse ponto. Tivesse punido o Logano quando fez o que fez com o Ken7 nada disso teria ocorrido.

  • Eu nem sou muito fã do Logano mas acho que na corrida de Kansas ele é o Kenseth disputavam a primeira colocação e o Logano deu um toque para ganhar a posicao. Kenseth rodou mas nem sequer bateu no muro! Ele continuou na prova porém foi eliminado do chase pois estava em uma situação que precisava da Vitória. Na corrida deste fim de semana Kenseth tirou Logano da prova intencionalmente mesmo estando 9 voltas atrás e pior de tudo foi que fez de uma maneira que não deu chances para que o piloto do carro 22 voltasse a disputa da prova. Punição merecida.