Asian Le Mans: aguardados 39 carros na abertura em Sepang

A

VALPARAÍSO DE GOIÁS - O Asian Le Mans Series começa a temporada bienal 2023/24 no próximo dia 2 de dezembro com a volta das competições fora do espectro do Oriente Médio, como usado nos últimos anos como paliativo por conta da Pandemia do Covid-19. Ainda não foi possível para a organização garantir eventos no Japão, Tailândia e até na Austrália, por exemplo. Mas fazer duas provas em Sepang, na Malásia, já é um avanço.

Por premência de tempo, o certame fica novamente restrito a três finais de semana, com duas rodadas duplas, três autódromos e somente dois países, pois além da Malásia, teremos outra vez corridas nos circuitos de Dubai e Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

Para a corrida inicial do certame, os organizadores tinham anunciado um total máximo de 36 inscritos, com ênfase na subclasse GT - dentro do mesmo conceito LMGT3 do ACO/FIA para WEC e ELMS - pouquíssimos LMP3, posto que a divisão não oferta mais vagas diretas para a disputa das 24h de Le Mans, além de uma dezena de equipes e inscrições na LMP2.

Num primeiro momento, o total não passaria desse número por conta de limitações de espaço no paddock do traçado malaio. Mas acomodações foram feitas, a lista de entradas ganhou quatro adições e mesmo com a retirada da Kessel Racing do lote dos times de GT, a primeira rodada contará com 39 carros, sendo dezesseis protótipos e 23 Grã-Turismo.

A LMP2 terá agora onze modelos Oreca 07 Gibson com a chegada da campeã do European Le Mans Series: a Algarve Pro Racing reforça o plantel do qual já constavam a DKR Engineering, a Crowdstrike Racing (com running feito pela APR), a Proton Competition, a Nielsen Racing, a Duqueine Team, a ARC Bratislava, a AF Corse, a TF Sport e, por fim, a 99 Racing, que corre com bandeira da Jordânia.

Entre os LMP3, o panorama que seria restrito a três inscrições somente, face a decisão de não se ofertar vagas diretas a Le Mans para qualquer equipe desta categoria, até que melhorou: ficou em cinco, porque a Viper Niza Racing, da Malásia, trocou sua inscrição de GT por um Ligier JS P320. A Bretton Racing, com bandeira da República Checa, foi a atualização seguinte da lista com novos carros.

Se a Viper Niza trocou de divisão e a Kessel desistiu, a Attempto Racing chegou para o bolo: inscreveu dois Audi R8 GT3 LMS Evo2 e reforça o plantel que segue com incríveis 23 unidades. Equipes já confirmadas no WEC ou em Le Mans, caso de AF Corse e TF Sport, além da Pure Rxcing, fazem parte da lista também, sem contar outras organizações que já batem ponto na categoria e outras com modelos novos - e em busca de vagas para La Sarthe.

Exemplos: a GR Racing vai de Ferrari 296 GT3 e o Team Project 1, de BMW. Por conta da limitação de equipes e marcas na LMGT3 no FIA WEC a dois carros cada, fica difícil a estas organizações participarem do Mundial em 2024, diferente dos últimos anos, pelos critérios pré-estabelecidos. 

As marcas que serão representadas na competição entre os GT serão Mercedes-AMG (5 carros), Audi e Porsche (quatro), Ferrari (três), McLaren, BMW e Aston Martin (dois cada) e Lamborghini, com um.

e

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

Adicione um Comentário

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames