Asian Le Mans: aguardados 39 carros na abertura em Sepang


VALPARAÍSO DE GOIÁS - O Asian Le Mans Series começa a temporada bienal 2023/24 no próximo dia 2 de dezembro com a volta das competições fora do espectro do Oriente Médio, como usado nos últimos anos como paliativo por conta da Pandemia do Covid-19. Ainda não foi possível para a organização garantir eventos no Japão, Tailândia e até na Austrália, por exemplo. Mas fazer duas provas em Sepang, na Malásia, já é um avanço.

Por premência de tempo, o certame fica novamente restrito a três finais de semana, com duas rodadas duplas, três autódromos e somente dois países, pois além da Malásia, teremos outra vez corridas nos circuitos de Dubai e Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

Para a corrida inicial do certame, os organizadores tinham anunciado um total máximo de 36 inscritos, com ênfase na subclasse GT - dentro do mesmo conceito LMGT3 do ACO/FIA para WEC e ELMS - pouquíssimos LMP3, posto que a divisão não oferta mais vagas diretas para a disputa das 24h de Le Mans, além de uma dezena de equipes e inscrições na LMP2.

Num primeiro momento, o total não passaria desse número por conta de limitações de espaço no paddock do traçado malaio. Mas acomodações foram feitas, a lista de entradas ganhou quatro adições e mesmo com a retirada da Kessel Racing do lote dos times de GT, a primeira rodada contará com 39 carros, sendo dezesseis protótipos e 23 Grã-Turismo.

A LMP2 terá agora onze modelos Oreca 07 Gibson com a chegada da campeã do European Le Mans Series: a Algarve Pro Racing reforça o plantel do qual já constavam a DKR Engineering, a Crowdstrike Racing (com running feito pela APR), a Proton Competition, a Nielsen Racing, a Duqueine Team, a ARC Bratislava, a AF Corse, a TF Sport e, por fim, a 99 Racing, que corre com bandeira da Jordânia.

Entre os LMP3, o panorama que seria restrito a três inscrições somente, face a decisão de não se ofertar vagas diretas a Le Mans para qualquer equipe desta categoria, até que melhorou: ficou em cinco, porque a Viper Niza Racing, da Malásia, trocou sua inscrição de GT por um Ligier JS P320. A Bretton Racing, com bandeira da República Checa, foi a atualização seguinte da lista com novos carros.

Se a Viper Niza trocou de divisão e a Kessel desistiu, a Attempto Racing chegou para o bolo: inscreveu dois Audi R8 GT3 LMS Evo2 e reforça o plantel que segue com incríveis 23 unidades. Equipes já confirmadas no WEC ou em Le Mans, caso de AF Corse e TF Sport, além da Pure Rxcing, fazem parte da lista também, sem contar outras organizações que já batem ponto na categoria e outras com modelos novos - e em busca de vagas para La Sarthe.

Exemplos: a GR Racing vai de Ferrari 296 GT3 e o Team Project 1, de BMW. Por conta da limitação de equipes e marcas na LMGT3 no FIA WEC a dois carros cada, fica difícil a estas organizações participarem do Mundial em 2024, diferente dos últimos anos, pelos critérios pré-estabelecidos. 

As marcas que serão representadas na competição entre os GT serão Mercedes-AMG (5 carros), Audi e Porsche (quatro), Ferrari (três), McLaren, BMW e Aston Martin (dois cada) e Lamborghini, com um.

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