Fittipaldi e Indy: juntos, de novo

F

VALPARAÍSO DE GOIÁS - O sobrenome Fittipaldi e a família que respira automobilismo desde o "Barão" Wilson está de volta à Fórmula Indy - não que fosse novidade ver Pietro Fittipaldi nos carros daquela categoria, pois em 2018 e 2021 ele fez oito corridas num calendário limitado - sendo que há cinco anos atrás o piloto sofreu um violento acidente nos treinos para as 6h de Spa-Francorchamps no WEC, com múltiplas fraturas que prejudicaram sua carreira.

Agora, Pietro, de 27 anos, chega à temporada completa pela primeira vez: o piloto foi anunciado ontem para guiar o #30 da Rahal Letterman Lanigan Racing, equipe que, se não é das mais fortes da Fórmula Indy, tem peso, pedigree e é vencedora: neste ano, teve vitória em Toronto com Christian Lundgaard.

A equipe terá três carros fixos - Graham Rahal guiará o #15 - e pode ter um quarto Dallara Honda em eventos pré-selecionados: o estoniano Juri Vips, antigo integrante do programa Red Bull, e que estreou nas corridas finais deste ano como substituto de Jack Harvey, dispensado por deficiência técnica, poderá fazer algumas provas em 2024 e trabalhar igualmente como test-driver do time. Vips também pode ser alocado à escolha dos patrões numa equipe LMP2 na série IMSA.

Pietro tinha negociações com um time de Hypercar - especula-se o Hertz Team Jota - para dar prosseguimento à sua caminhada no FIA WEC, o Campeonato Mundial de Endurance. Contudo, o neto de Emerson, primo de Christian e sobrinho de Max Papis, antigo piloto da categoria casado com Tatiana, filha mais nova do "Rato", optou por voltar aos EUA, no que será uma sábia decisão posto que fará a campanha completa, confirmando o Brasil com pelo menos um titular na Indy ano que vem - Helio Castroneves tentará o penta da Indy 500 numa inscrição extra da Meyer-Shank Racing.

A temporada 2024 que começa em 10 de março na Flórida, no circuito urbano de St. Pete, contará com pelo menos 26 ou 27 carros a tempo pleno - e 21 pilotos confirmados. Faltam ainda os dois nomes da A.J. Foyt, um da Ed Carpenter e um da Juncos. A Dale Coyne não garantiu que seguirá parceira da HMD Motorsports e se terá um ou dois inscritos.

Além de Pietro, a categoria terá a presença de três caras novas: o sueco Linus Lundqvist, o piloto de Barbados Kyffin Simpson - ambos egressos da Indy NXT e confirmados na Ganassi, além de Tom Blomqvist na Meyer-Shank.

Dentre as demais mudanças de pilotos, temos Marcus Ericsson confirmado na Andretti Global (que reduziu suas operações de cinco carros para três), David Malukas na Arrow McLaren, Marcus Armstrong a tempo pleno na Ganassi e Felix Rosenqvist na Meyer-Shank Racing. 

Entre os pilotos que disputaram a temporada completa este ano, Callum Ilott, Devlin DeFrancesco, Romain Grosjean, Santino Ferrucci, Benjamin Pedersen e Sting Ray Robb seguem em busca de vagas. Conor Daly, Ryan Hunter-Reay e Takuma Sato devem ser eventualmente inscritos para a Indy 500, além de Marco Andretti. Quem estará na clássica prova de Indianápolis é Kyle Larson, que já fez seu primeiro teste num monoposto que será alinhado em associação entre a McLaren e a Hendrick, equipe do ainda campeão da Nascar Cup Series.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

Adicione um Comentário

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames