Fittipaldi e Indy: juntos, de novo


VALPARAÍSO DE GOIÁS - O sobrenome Fittipaldi e a família que respira automobilismo desde o "Barão" Wilson está de volta à Fórmula Indy - não que fosse novidade ver Pietro Fittipaldi nos carros daquela categoria, pois em 2018 e 2021 ele fez oito corridas num calendário limitado - sendo que há cinco anos atrás o piloto sofreu um violento acidente nos treinos para as 6h de Spa-Francorchamps no WEC, com múltiplas fraturas que prejudicaram sua carreira.

Agora, Pietro, de 27 anos, chega à temporada completa pela primeira vez: o piloto foi anunciado ontem para guiar o #30 da Rahal Letterman Lanigan Racing, equipe que, se não é das mais fortes da Fórmula Indy, tem peso, pedigree e é vencedora: neste ano, teve vitória em Toronto com Christian Lundgaard.

A equipe terá três carros fixos - Graham Rahal guiará o #15 - e pode ter um quarto Dallara Honda em eventos pré-selecionados: o estoniano Juri Vips, antigo integrante do programa Red Bull, e que estreou nas corridas finais deste ano como substituto de Jack Harvey, dispensado por deficiência técnica, poderá fazer algumas provas em 2024 e trabalhar igualmente como test-driver do time. Vips também pode ser alocado à escolha dos patrões numa equipe LMP2 na série IMSA.

Pietro tinha negociações com um time de Hypercar - especula-se o Hertz Team Jota - para dar prosseguimento à sua caminhada no FIA WEC, o Campeonato Mundial de Endurance. Contudo, o neto de Emerson, primo de Christian e sobrinho de Max Papis, antigo piloto da categoria casado com Tatiana, filha mais nova do "Rato", optou por voltar aos EUA, no que será uma sábia decisão posto que fará a campanha completa, confirmando o Brasil com pelo menos um titular na Indy ano que vem - Helio Castroneves tentará o penta da Indy 500 numa inscrição extra da Meyer-Shank Racing.

A temporada 2024 que começa em 10 de março na Flórida, no circuito urbano de St. Pete, contará com pelo menos 26 ou 27 carros a tempo pleno - e 21 pilotos confirmados. Faltam ainda os dois nomes da A.J. Foyt, um da Ed Carpenter e um da Juncos. A Dale Coyne não garantiu que seguirá parceira da HMD Motorsports e se terá um ou dois inscritos.

Além de Pietro, a categoria terá a presença de três caras novas: o sueco Linus Lundqvist, o piloto de Barbados Kyffin Simpson - ambos egressos da Indy NXT e confirmados na Ganassi, além de Tom Blomqvist na Meyer-Shank.

Dentre as demais mudanças de pilotos, temos Marcus Ericsson confirmado na Andretti Global (que reduziu suas operações de cinco carros para três), David Malukas na Arrow McLaren, Marcus Armstrong a tempo pleno na Ganassi e Felix Rosenqvist na Meyer-Shank Racing. 

Entre os pilotos que disputaram a temporada completa este ano, Callum Ilott, Devlin DeFrancesco, Romain Grosjean, Santino Ferrucci, Benjamin Pedersen e Sting Ray Robb seguem em busca de vagas. Conor Daly, Ryan Hunter-Reay e Takuma Sato devem ser eventualmente inscritos para a Indy 500, além de Marco Andretti. Quem estará na clássica prova de Indianápolis é Kyle Larson, que já fez seu primeiro teste num monoposto que será alinhado em associação entre a McLaren e a Hendrick, equipe do ainda campeão da Nascar Cup Series.

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