Mundial de Endurance: confirmados 37 carros para a temporada 2024 do FIA WEC

RIO DE JANEIRO - A temporada 2024 do Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC) já tem seu plantel anunciado de acordo com a decisão do Comitê da modalidade junto à Federação Internacional de Automobilismo e ao Automobile Club de l'Ouest (ACO), que coorganiza o evento há quase 12 anos.

O próximo campeonato será disputado pelas classes Hypercar e LMGT3 - e devido ao crescente interesse das montadoras, a divisão de protótipos LMP2 foi suprimida, ficando apenas como hors-concours em Le Mans com um mínimo de 15 carros para serem selecionados. E o total de inscritos do WEC só não foi maior devido à limitação de garagens em alguns circuitos.

Mas a meta do ACO/FIA é aceitar no máximo 40 inscrições fixas em 2025, podendo aumentar o total para além disto em algumas provas, por inscrições em caráter "race by race", que até serão aceitas no WEC em 2024.

Sem muitas surpresas, o total de carros da Hypercar ficará em 19 e, com a ausência de Vanwall e Glickenhaus, sendo que esta última desistiu por falta de dinheiro e o time de Colin Kolles não atendeu a determinados critérios para ser aceito, o grid será composto só por protótipos híbridos dentro do regulamento de convergência ACO/FIA e IMSA.

Serão oito LMH e onze LMDh, representando as seguintes marcas: Toyota, Ferrari, Peugeot, Isotta Fraschini, Cadillac, Porsche, BMW, Lamborghini e Alpine. Quatro destes construtores têm carros novos na competição.



As novidades são o retorno da Alpine com o protótipo A424 Beta na plataforma Oreca, o SC63 da Lamborghini construído com base no chassis francês Ligier, o BMW M Hybrid V8 e o Tipo 6 Competizione LMH da centenária marca italiana Isotta Fraschini.

Aliás, a Isotta foi alvo de polêmica horas antes da divulgação da lista de inscritos: a Vector Sport, que cuidaria da operação do carro, rompeu o compromisso. Soube por fonte segura que a Isotta, na surdina, trabalhava para ter dois carros e um deles seria entregue aos franceses da Duqueine. A Vector, de Gary Holland, não concordou e com isso o acordo foi para as cucuias. Será mesmo o time de Gilles Duqueine que vai operar o único carro oficialmente inscrito.

A Porsche, graças aos esforços da Jota, terá o maior número de carros no grid - cinco, contra três Ferrari, porque foi inscrita uma outra 499P em caráter não-oficial e que terá pelo menos Robert Kubica e Yifei Ye entre os já confirmados. O terceiro assento seria do russo (que corre com bandeira de Israel) Robert Shwarztman, mas este ainda carece de confirmação.

Entre os nomes já anunciados, a Toyota terá Nyck De Vries como novidade no lineup do carro #7 e a Porsche Penske troca Dane Cameron no #5 por Matt Campbell, mandando o estadunidense de volta à IMSA, onde será colega de equipe do brasileiro Felipe Nasr.

A Isotta Fraschini elencou Alejandro García - que vem da LMP3 no European Le Mans Series - junto ao piloto de testes Jean-Karl Vernay. Na BMW, sem ter os trios confirmados, Sheldon Van der Linde e Dries Vanthoor foram os nomes anunciados. A Alpine terá Paul-Loup Chatin, Charles Milesi, Mick Schumacher e Ferdinand Von Habsburg junto a Nico Lapierre e Matthieu Vaxivière - André Negrão ficou sem lugar e, dizem, teria também se afastado da pilotagem em tempo integral para cuidar dos negócios da família. E a Lamborghini fechou questão com Mirko Bortolotti e Daniil Kvyat.

Entre os times clientes da Porsche, a Jota terá Will Stevens e Oli Rasmussen, um em cada carro. A Proton Competition anunciou Harry Tincknell. A Cadillac fica com Earl Bamber e Alex Lynn, por enquanto. Peugeot e Ferrari-AF Corse devem manter seus trios como estavam, com a diferença que Gustavo Menezes dará vez a Stoffel Vandoorne na marca do Leão.



Na LMGT3, haverá nove construtores e um total de 18 carros. A prioridade foi para quem tem projetos na Hypercar e, sendo assim, já havia certeza de Corvette (leia-se General Motors, dona da Cadillac), Porsche, Lexus (leia-se Toyota), Ferrari, Lamborghini e BMW.

As outras três marcas são a Aston Martin - que terá o Valkyrie em 2025 na Hypercar - a Ford, cuja força e investimento jamais seriam desprezados pelo ACO/FIA e a McLaren, que também tem a divisão principal no radar e voltará à Le Mans via United Autosports.

Assim, não houve espaço e vez para a Mercedes-AMG via GetSpeed e muito menos para a Audi, que com a Saintèloc Racing fez testes dos pneus Goodyear em Portimão (Portugal) e Monteblanco, na Espanha. Como ACO e FIA bateram o martelo e disseram que nenhuma das marcas que estivesse fora do WEC e também do ELMS não disputaria as 24h de Le Mans de 2024, as duas marcas alemãs ficaram de fora.

A divisão terá formações Pro-Am, ou seja: um piloto de graduação bronze, outro de graduação prata e um terceiro de graduação ouro ou platina. Muitas equipes ainda têm nomes por anunciar, mas já há trios formados para 2024.

A Aston Martin será representada pela Heart of Racing com Ian James anunciado e Marco Sörensen, que é piloto de fábrica, no #777 da D'Station Racing.

Augusto Farfus será o líder do carro #31 da WRT e, por enquanto, o único brasileiro confirmado no FIA WEC 2024. O #46 terá ninguém menos que a lenda Valentino Rossi, nove vezes campeão do Mundial de Motovelocidade e que será, em meio século, o primeiro em duas rodas a correr as 24h de Le Mans após Mike "The Bike" Hailwood.

A confirmação de Rossi como piloto titular na LMGT3 deve ser um enorme chamariz de público em muitas das provas. Vale, por exemplo, jamais correu em Interlagos e é um apaixonado pelo Brasil. Perto de completar 45 anos, o "Doutor" segue causando...

Pela Ferrari, com o modelo 296 GT3, os trios já estão confirmados: Thomas Flöhr será o cliente do #54 junto a Francesco Castellacci e Davide Rigon - aliás, acredito que será um dos únicos trios a se repetir no WEC em 2024, comparando à LMGTE-AM; enquanto no #55, Simon Mann terá a companhia de François Hériau e Alessio Rovera. 

Daniel Serra fica sem vaga, portanto, devendo ser alocado nos programas de IMSA via Risi Competizione e possivelmente no GT World Challenge Europe Endurance e, talvez, no European Le Mans Series. A ver...

A United Autosports fica responsável pelos dois McLaren e os primeiros pilotos confirmados foram Marino Sato no carro #95 e o helvético Grégoire Saucy, que vem da Fórmula 3 FIA no #59. Coincidência: o dorsal do carro de Saucy é o mesmo da vitória geral da McLaren com o lendário modelo F1 GTR de motor BMW em 1995...

Os dois Lamborghini Huracán GT3 EVO2 serão da Iron Lynx com o #60 guiado pelo piloto bronze Claudio Schiavoni e o #85 via Iron Dames, com Michelle Gätting sendo a única confirmada até o momento.

Nos Lexus RC-F GT3 que serão entregues à equipe francesa Akkodis ASP Team, que rompeu anos de ligação com a Mercedes-AMG, estarão o sul-africano Kelvin Van der Linde, antigo piloto da Audi Sport e o argentino José María "Pechito" López.

A TF Sport, com o aval da Corvette Racing, contará com o irlandês Charlie Eastwood e o espanhol Dani Juncadella, que também rompeu um longo vínculo com a Mercedes-AMG, como pilotos principais. 

Nos Ford Mustang da Proton Competition, foram anunciados Ben Barker no #77 e Ryan Hardwick no #88, enquanto a Porsche, representada pela Manthey, terá Richard Lietz no #91 em parceria com a EMA e o #92, alinhado junto à PureRxcing da Lituânia, já tem trio formado: Aliaksandr Malykhin - piloto de Belarus que correrá com a licença de, acreditem, São Cristóvão e Névis, um pequeno país do Caribe (América Central), Joel Sturm e Klaus Bachler.



O calendário de oito etapas começa com o Prólogo em Losail, no Catar, no fim de fevereiro - o que em muito explica a antecipação do anúncio da lista de entradas do WEC 2024, até porque também há dezenas de carros novos que têm de ser suficientemente testados antes da primeira prova, num sábado, dia 2 de março, com duração de 1812 km ou máximo de 10h.

A temporada 2024 terá também eventos de 6h de duração em Imola, Spa-Francorchamps, São Paulo - após uma década de ausência - Austin e Fuji, além das 8h do Bahrein e das 24h de Le Mans, a cereja do bolo, dias 15 e 16 de junho.

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