FIA WEC 2024: o que vem por aí


VALPARAÍSO DE GOIÁS - A temporada 2024 do Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC), cujo início será no início de março com os 1812 km de Losail, no Catar, não terá apenas uma nova roupagem com a estreia da subclasse LMGT3 em substituição ao regulamento LMGTE, mas igualmente uma competição com duas categorias, já que devido ao incremento previsto da divisão dos Hypercars, a LMP2 foi declarada extinta, porém autorizada a fazer parte das 24h de Le Mans como uma divisão hors-concours, sem pontos, mas com direito a pódio e troféus.

ACO e FIA, parceiros na organização do evento desde 2012, tentam garantir um plantel de 36-40 carros a tempo pleno, sendo 62 as vagas oficiais para La Sarthe, que serão preenchidas com 12 convites de ofício e os restantes inscritos confirmados pelo Comitê de Seleção.

Para a temporada 2024, o panorama começa a se desenhar com a confirmação da Akkodis ASP como a equipe representante da Lexus (leia-se Toyota) na LMGT3 e um discreto apoio técnico da Toyota Gazoo Racing. Nove marcas já estariam confirmadas: Lexus, BMW, Ferrari, Corvette, Aston Martin, Lamborghini, Porsche, Ford e McLaren.

Na Hypercar, o aumento de participantes se deve à chegada de três marcas dentro do regulamento LMDh - Alpine, BMW e Lamborghini - além da Isotta Fraschini, que segue em testes dinâmicos com seu Hypercar Tipo 6. A Glickenhaus, infelizmente, está fora.

Na divisão principal, o panorama é o seguinte:

As equipes garantidas dentro do regulamento Hypercar são Toyota Gazoo Racing, Ferrari-AF Corse e Peugeot Total Energies, com duas inscrições cada.

Na regra LMDh, a Porsche terá cinco carros - dois da Porsche Penske e três de clientes, sendo dois do Hertz Team Jota e um da Proton Competition. A Cadillac segue com um, via Chip Ganassi Racing.



A BMW será representada em sua estreia pela WRT, equipe belga sediada em Baudour, com a M Hybrid V8 na plataforma Dallara. O novo Alpine A424 Beta que a Signatech vai alinhar com plataforma Oreca vem sendo sistematicamente testado por Nico Lapierre e também por Mick Schumacher, que negocia com Philippe Sinault e a marca do grupo Renault para ser um dos seis titulares no próximo ano.

A Lamborghini fechou seu lineup de pilotos e terá um SC63 - montado na plataforma Ligier - apenas no WEC. Além de Mirko Bortolotti, Andrea Caldarelli, Romain Grosjean e Daniil Kvyat, Edoardo Mortara e Matteo Cairoli foram recentemente anunciados pela marca do touro miúra.

Em parceria com a Vector Sport, a Isotta Fraschini pode fechar em 18 carros o plantel fixo da classe principal com seu Tipo 6 LMH que vem em testes há vários meses - ora com Pastor Maldonado a bordo, ora com Marco Bonamomi e também com Jean-Karl Vernay e em vias de homologação. Uma outra possibilidade, mas um tanto quanto remota no momento, é de um segundo carro do construtor italiano aparecer em 2024 nas mãos de outra equipe e fala-se tanto na francesa Duqueine como também na organização helvética Emil Frey Racing. Mas pode ser que essa inscrição apareça somente em 2025.

Além da Glickenhaus, a Vanwall pode não voltar em 2024: o modelo Vanderwell 680 com motor Gibson 4,5 litros V8 e sem sistemas híbridos mostrou falta de confiabilidade e desempenhos muito inconsistentes. 



Na LMGT3, são nove marcas que aparecem já no horizonte, com dois carros cada, perfazendo um possível total de 18 inscritos. O plantel pode subir para 20 ou até 22, no máximo, se aparecerem um ou dois construtores a mais. Cabe lembrar que no FIA WEC haverá a obrigação das equipes alinharem um piloto bronze nas trincas elencadas a cada corrida.

A confirmação da Akkodis ASP, equipe francesa capitaneada por Jerôme Policand com o modelo Lexus RC-F - inclusive já treinando em Portimão com os pneus Goodyear que serão fornecidos no Mundial e no Europeu - eleva o total de possíveis construtores que ACO e FIA aceitarão - com ênfase nas marcas engajadas na Hypercar e/ou com projetos futuros.

A BMW deverá ser representada pelo Team WRT com dois modelos M4 GT3 e a Lamborghini pela Iron Lynx - e possivelmente pelas Iron Dames, também, a bordo do Huracán GT3 EVO2. A General Motors dos EUA, dona da marca Cadillac, vai correr nos Grã-Turismo via Corvette com o novo Z06 GT3 entregue à equipe TF Sport, de Tom Ferrier.

AF Corse e Ferrari seguirão com o modelo 296 GT3 e até pilotos já foram anunciados: os clientes Thomas Flöhr e Simon Mann. A McLaren também esteve em Portimão sendo representada por seu modelo 720S GT3 e testado pela United Autosports. O sétimo fabricante é a Aston Martin, cuja participação no próximo ano deve ser em parceria entre a Prodrive e a The Heart of Racing, que levam a cabo os treinos na nova versão do Vantage.

A Porsche estará representada na competição pela Manthey Racing e a Proton Competition troca a marca alemã pela Ford, com o novíssimo Mustang GT3.

Já a Audi segue como dúvida para um possível empenho no FIA WEC, por conta da mudança de direção do motorsport da marca de Ingolstadt, quando Rolf Michl assumiu o departamento de competição e também do CEO da companhia com a entrada de Gernot Dollner no posto antes ocupado por Markus Duesmann.

Havia uma decisão - duramente criticada, inclusvie, na mídia esportiva internacional -  de se desbaratar todo o programa Audi Sport Customer Racing, o que afetaria a carreira de pelo menos 14 pilotos oficiais e todo um cartel de times clientes. Mas a presença de um carro via Saintèloc nos testes de pneus da Goodyear pode significar novidades no caminho - ou não, como diria Caetano Veloso.

Quem pelo visto não vem nesse primeiro momento do regulamento LMGT3 é a Mercedes-AMG. Não há nenhum indício que a marca da estrela de três pontas esteja com planos de disputar a competição com qualquer um de seus times em 2024, embora no IMSA haja três escuderias que inscreverão os carros do construtor de Stuttgart: a SunEnergy1 Racing de Kenny Habul, a Korthoff-Preston Motorsports e também a Winward Racing. A Acura, leia-se Honda, também não deverá vir no Mundial via GMB Motorsport - a equipe dinamarquesa pode tentar uma participação nas 24h de Le Mans ou, na melhor das hipóteses, se candidatar a uma presença no European Le Mans Series.

ACO e FIA marcaram até o meio-dia de 20 de novembro, uma segunda-feira, como a data limite de inscrições para o Mundial de Endurance 2024. O Comitê de Seleção deliberará sobre o plantel do WEC até o dia 26 e a lista oficial deve ser divulgada até o fim do próximo mês.

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