A Mil por Hora
V8 Supercars

Lowndes adia decisão do V8 Supercars para a última etapa

RIO DE JANEIRO – Craig Lowndes não se dá por vencido: o piloto da Red Bull Racing Australia leva a decisão da International V8 Supercars para a última etapa – a Coates Hire Sydney 500, que será diputada no Parque Olímpico de Sydney. Com duas vitórias no circuito de Phillip Island, o piloto do Holden […]

Craig Lowndes

RIO DE JANEIRO – Craig Lowndes não se dá por vencido: o piloto da Red Bull Racing Australia leva a decisão da International V8 Supercars para a última etapa – a Coates Hire Sydney 500, que será diputada no Parque Olímpico de Sydney. Com duas vitórias no circuito de Phillip Island, o piloto do Holden Commodore #888 tirou o doce da boca de Mark “Frosty” Winterbottom e adiou a festa do titulo do rival da Ford Prodrive.

Lowndes foi o cara a ser batido no fim de semana e até o seu parceiro de equipe Jamie Whincup mostrou a velha forma, ao vencer a prova #2 e chegar em segundo e terceiro nos eventos restantes da programação. Mas Craig estava com a macaca e ganhou a primeira corrida do sábado e a terceira, com 200 km de duração, neste domingo. Como Winterbottom conquistou dois quartos lugares e um sétimo, a diferença entre eles é de 179 pontos (3007 a 2828) e há ainda 300 em disputa.

Explico: a prova de encerramento do campeonato, marcada para os dias 5 e 6 de dezembro, terá três baterias. Nas duas primeiras, com duração de 125 km, são oferecidos 75 pontos para o ganhador. A prova final, no domingo, terá 250 km de percurso. O vencedor recebe o dobro de pontos das provas curtas. Por isso mesmo, o campeonato não está decidido.

O outro grande nome no fim de semana da rodada de Phillip Island foi Scott McLaughlin, que alcançou três pódios consecutivos com um terceiro e dois segundos lugares – e até pole position cravou com o Volvo S60. Pena que o piloto neozelandês não deve avançar muito na tabela, ocupando assim o oitavo lugar na classificação – beneficiado também pelo acidente que tirou Chaz Mostert do restante do campeonato após a etapa de Bathurst.

A corrida de Phillip Island teve várias substituições, uma delas de última hora: impossibilitado de correr pela Lucas Dumbrell Motorsport, Nick Percat foi substituído por Paul Dumbrell – parceiro de Whincup nos eventos da Pirtek Enduro Cup. Também nas equipes Erebus Motorsport e Super Black Racing houve trocas, com Ashley Walsh e Andre Heimgartner dando lugar a Dean Canto e Chris Pither. Outra mudança, já anunciada, será na Ford Prodrive para a última prova do ano: Cameron Waters será substituído por Steve Owen.

Classificação do campeonato até o top 10, faltando uma rodada:

1. Mark Winterbottom – 3007 pontos
2. Craig Lowndes – 2828
3. David Reynolds – 2688
4. Garth Tander – 2459
5. Shane Van Gisbergen – 2442
6. Fabian Coulthard – 2394
7. Jamie Whincup – 2359
8. Scott McLaughlin – 2057
9. Chaz Mostert – 2017
10. James Courtney – 1946