A Mil por Hora
Fórmula 1

Na corda bamba

RIO DE JANEIRO – Preocupante: como se não bastasse a ausência de uma referência dentro das pistas, o Brasil pode perder sua corrida de Fórmula 1. O Grande Prêmio, em matéria assinada pelo Victor Martins, apurou que a organização tem problemas para equilibrar receita com despesa e as contas vêm fechando no vermelho. Pouco surpreendente: […]

hamilton-tentou-de-tudo-para-superar-rosberg-na-largada-para-o-grande-premio-do-brasil-1447605201345_956x500
A última largada do GP do Brasil? Esperamos que não…

RIO DE JANEIRO – Preocupante: como se não bastasse a ausência de uma referência dentro das pistas, o Brasil pode perder sua corrida de Fórmula 1.

O Grande Prêmio, em matéria assinada pelo Victor Martins, apurou que a organização tem problemas para equilibrar receita com despesa e as contas vêm fechando no vermelho. Pouco surpreendente: o modelo de gestão está defasado e, como sempre, o governo federal não move uma palha para viabilizar qualquer apoio por parte do Ministério do Esporte e tampouco do Turismo. Os ineptos que ocupam ambas as pastas não devem se ligar que o automobilismo – e principalmente um evento como este, que aliás é hoje o único que o país organiza a nível internacional na modalidade – gera receita.

E isso também é efeito da sanha por organizar a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos em tão pouco espaço de tempo. “O país investiu pesadamente na Copa do Mundo, e o custo de apenas um estádio bancaria o GP do Brasil por dezenas de anos — e ainda sobraria para desenvolver nosso automobilismo nacional, que está praticamente morto. Quanto os jogos do Rio, acho que não tem o que comentar”, encerrou o húngaro Tamas Rohonyi, organizador da corrida.

Além de dar um prejuízo que já atingiu R$ 100 milhões, o GP do Brasil está teoricamente mantido por contrato até 2020, mediante o acordo costurado entre a prefeitura de São Paulo, os organizadores e a FOM. Em caso de cancelamento da corrida, será paga uma multa para Bernie Ecclestone, o dono do negócio.

Leitores, comentem!