A Mil por Hora
Nascar

Nascar: Chase em dose tripla!

RIO DE JANEIRO – Acabou o formato de pontos corridos nas três categorias da Nascar. A partir de 2016, tanto a Xfinity Series quanto a Camping World Truck Series passam a adotar sistemas de Chase idênticos ao da Sprint Cup, com duas fases eliminatórias e a finalíssima em Homestead-Miami. Com um importante detalhe: ninguém que […]

original (1)
Atual campeão da Truck Series, Erik Jones poderá disputar um Chase pela primeira vez na vida – só que na Xfinity Series

RIO DE JANEIRO – Acabou o formato de pontos corridos nas três categorias da Nascar. A partir de 2016, tanto a Xfinity Series quanto a Camping World Truck Series passam a adotar sistemas de Chase idênticos ao da Sprint Cup, com duas fases eliminatórias e a finalíssima em Homestead-Miami.

Com um importante detalhe: ninguém que disputou o Chase em 2015 na Sprint Cup poderá participar das provas decisivas na Truck e na Xfinity. Bola dentro da Nascar.

Na Xfinity, o Chase terá duas rodadas de eliminação e sete provas, começando no Kentucky, na 27ª etapa desta categoria. Cada rodada terá três provas (na primeira, Kentucky, Dover e Charlotte) e na primeira fase, participam 12 pilotos – os que vencerem corridas até a 26ª etapa e os que mais pontuaram, sem ter vencido, além dos contemplados com os bônus de premiação no chamado Dash4Cash. Todos partem da base de 2 mil pontos, com três pontos de bônus por vitória.

Avançam assim oito pilotos para o round 2, com provas em Kansas, no Texas e em Phoenix, começando da base de 3 mil pontos – sem bônus por vitórias. Os quatro melhores nessas três corridas, logicamente, vão para a decisão em Homestead-Miami. Os critérios de seleção seguem os mesmos da Sprint Cup: vitória garante passagem para a fase seguinte ou então a maior pontuação entre os que não faturarem qualquer corrida. E quem chegar na frente na última corrida, onde os pilotos partem da base de 4 mil pontos é campeão, independentemente do resultado.

Para voltar a ser campeão na Truck Series, Matt Crafton terá que passar pela inédita experiência de disputar um Chase na categoria das picapes

A Truck começa seu Chase em New Hampshire, na 17ª etapa. A decisão do campeonato terá dois rounds eliminatórios de três provas cada, antes da decisão em Homestead-Miami. Na primeira fase (New Hampshire, Las Vegas e Talladega), disputam oito pilotos que partem da base de 2 mil pontos, com três pontos extras por vitória na fase anterior de 16 etapas.

Os seis primeiros avançam para o segundo round, com mais três provas – Martinsville, Texas e Phoenix – começando da base de 3 mil pontos, sem bônus por vitórias na fase anterior. Quem vencer qualquer uma das corridas garante a passagem para a finalíssima em Homestead-Miami – assim como quem marcar o maior número de pontos estará assegurado. Os pilotos começam na base de 4 mil pontos na decisão e quem chegar na frente, claro, é campeão.

Talvez se a regra fosse aplicada no formato adotado pela Nascar até 2014, não acharia válida a tentativa de Chase na Xfinity e na Camping Truck. Mas como o sistema de mata-matas agradou, a Nascar resolveu fazer uma experiência – que pode dar certo, como acho que deu na Sprint Cup.

Leitores, agora é a vez de vocês: gostaram? Não gostaram?