A Mil por Hora
Nascar

A Elliott o que é de Elliott

RIO DE JANEIRO – O sobrenome Elliott faz mais uma vez parte da história das 500 Milhas de Daytona. Em 1987, Bill Elliott registrou aquela que é a volta mais rápida do circuito para a Nascar – 210.364 mph, equivalentes a 338,548 km – na última ocasião em que os Stock Cars estadunidenses correram naquela […]

original

RIO DE JANEIRO – O sobrenome Elliott faz mais uma vez parte da história das 500 Milhas de Daytona. Em 1987, Bill Elliott registrou aquela que é a volta mais rápida do circuito para a Nascar – 210.364 mph, equivalentes a 338,548 km – na última ocasião em que os Stock Cars estadunidenses correram naquela pista sem as placas restritoras introduzidas para os motores “respirarem” menos ar nos carburadores e, consequentemente, ficarem mais lentos e (por que não dizer?) mais seguros.

E praticamente 30 anos depois do feito do pai, Chase Elliott – o piloto escolhido por Rick Hendrick para suceder ninguém menos que Jeff Gordon a bordo do mítico #24 – entra para os anais do circuito como o mais jovem pole position da história da prova. Com 20 anos, dois meses e 17 dias, o herdeiro de “Awesome” Bill quebra o recorde que pertencia desde o ano retrasado a Austin Dillon, mais rápido da qualificação aos 23 anos, nove meses e 27 dias.

Elliott chegou ao melhor tempo da qualificação com a média de 196.314 mph (315,937 km/h), garantindo para si uma vaga no grid de 40 carros, assim como Matt Kenseth, que forma a primeira fila. As 38 vagas restantes serão “definidas” pelos Duels nesta quinta-feira e, quando digo “definidas” é porque a Nascar criou o sistema de Charter que garante acesso automático a 36 equipes. Entre essas equipes já estão as de Elliott e Kenseth e assim mais 34 pilotos já têm acesso direto à Daytona 500 no próximo domingo.

Ou melhor: são 38 pilotos garantidos, pois pelo resultado do treino classificatório, dois avançam: Ryan Blaney, sétimo mais rápido, está dentro da Daytona 500 assim como Matt DiBenedetto, que fez o 26º tempo. Caso estes dois consigam um bom resultado nos Duels, Michael McDowell e Robert Richardson Jr. podem avançar pelos tempos na classificação. Para Josh Wise, Reed Sorenson, David Gilliland e Cole Whitt, a passagem para a Daytona 500 só acontecerá pelo resultado dos Duels. Do contrário… adeus corrida.