RIO DE JANEIRO – Principal categoria do Mundial de Endurance (FIA WEC), a LMP1 terá novas regras na temporada 2016 que se inicia oficialmente em Silverstone, no mês de abril – e que terá um gostinho do que vem por aí no Prólogo a ser realizado pela terceira vez em Paul Ricard, na França. O comitê de Endurance da FIA, sempre preocupado com a questão do espetáculo na pista e com o desenvolvimento de novas tecnologias, decidiu em consenso com as equipes de fábrica introduzir algumas importantes alterações no regulamento.
Vamos aos principais pontos:
Redução da energia por volta
O total de gasto de energia por volta de cada um dos protótipos híbridos será reduzido em 10 MJ (megajoules), representando um decréscimo de 7,5% em performance.
Fluxo de combustível
Foi reduzido na mesma proporção de 7,5%.
Restrição de potência das unidades híbridas
Limitada a 300kw – somente nas 24h de Le Mans, para que os carros não atinjam potências superiores a 1000 HP. Como Le Mans é uma pista de grau “B” da FIA, foi introduzida esta restrição.
Segurança interna
Proteção adicional do capacete para o piloto.
Número de chassis
Será reduzido a três chassis por inscrição em 2016, buscando o controle de custos, baixando para dois em 2017.
Aberturas sobre as rodas dianteiras e traseiras
Abertura 25% maior para incrementar a segurança.
Testes e desenvolvimento em túnel de vento
Sofrerão mais restrições em 2016.