A Mil por Hora
V8 Supercars

Volvo e McLaughlin voltam a vencer no V8 Supercars

RIO DE JANEIRO – A Volvo está em seu terceiro ano no International V8 Supercars Series: o primeiro campeonato da marca sueca foi excelente, com quatro vitórias e nove pódios. No ano passado, a performance decaiu, com apenas cinco pódios e três segundos lugares como melhor resultado. Uma coisa não mudou, contudo. As performances da […]

75fc7eaf370f1e1424e04e7e022a1d70
Fim do jejum: duas vitórias e vice-liderança para Scott McLaughlin e a Volvo no International V8 Supercars Series

RIO DE JANEIRO – A Volvo está em seu terceiro ano no International V8 Supercars Series: o primeiro campeonato da marca sueca foi excelente, com quatro vitórias e nove pódios. No ano passado, a performance decaiu, com apenas cinco pódios e três segundos lugares como melhor resultado. Uma coisa não mudou, contudo. As performances da equipe Garry Rogers Motorsport, responsável pelo running do construtor nórdico, sempre foram excelentes no circuito de Phillip Island.

E não deu outra. Scott McLaughlin e a Volvo fizeram as pazes com a vitória no fim de semana da 3ª rodada do campeonato, disputada em apenas duas baterias no formato Super Sprint. Com uma performance tão dominante, o Kiwi alcançou a vice-liderança do campeonato, a quinze pontos do multicampeão Jamie Whincup. O piloto da Red Bull Racing Australia foi 2º colocado na prova do sábado e quarto no domingo. Com esses resultados, Jamie despachou Will Davison do topo da tabela. O vencedor em Symmons Plains baixou para 5º na classificação.

McLaughlin começou a brilhar já nos treinos de classificação, cravando a pole position. Resistiu à pressão de Whincup na primeira corrida e na segunda, contou com um erro do rival para vencer de novo. O piloto de 22 anos não deixou por menos: fez também a melhor volta nas duas provas, marcando 1’32″112 como o tempo mais rápido do fim de semana em ritmo de corrida.

A performance dos Ford Falcon começou a melhorar após um início, digamos assim, médio. Fabian Coulthard, com um dos carros da DJR Penske, conseguiu o pódio no sábado com razoável folga. No domingo, o atual campeão Mark “Frosty” Winterbottom obteve seu melhor resultado do ano e Scott Pye faturou outro pódio para a equipe de Roger Penske, associada à Dick Johnson Racing. Esperava-se mais de Shane Van Gisbergen e Craig Lowndes, mas os dois jamais foram capazes de rivalizar com os adversários.

Michael Caruso foi o único que conseguiu um resultado razoável entre os pilotos Nissan: 6º colocado na prova #2 de Phillip Island. O primeiro líder geral do campeonato ocupa a sétima posição na tabela. Agora o V8 Supercars tem alguns dias de folga, com duas semanas de intervalo para a quarta rodada marcada para Perth, no circuito de Barbagallo.

Classificação do campeonato após 3 rodadas:

1. Jamie Whincup (Holden) – 651 pontos
2. Scott McLaughlin (Volvo) – 636
3. Mark Winterbottom (Ford) – 627
4. Craig Lowndes (Holden) – 615
5. Will Davison (Holden) – 558
6. Shane Van Gisbergen (Holden) – 545
7. Michael Caruso (Nissan) – 504
8. Garth Tander (Holden) – 502
9. James Courtney (Holden) – 486
10. Todd Kelly (Nissan) – 439