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24 Horas de Le Mans

ACO dispara contra FIA

RIO DE JANEIRO – As relações entre o Automobile Club de l’Ouest (ACO), organizador das tradicionais 24h de Le Mans e a Federação Internacional de Automobilismo (FIA), parceira na promoção e organização do FIA World Endurance Championship (WEC), nunca estiveram tão difíceis quanto agora. O ACO vai exigir providências da entidade presidida com Jean Todt […]

Le-Mans
Treta: o ACO quer uma garantia da FIA que as 24h de Le Mans deixarão de ser prejudicadas por “coincidência de datas” com a Fórmula 1. Jean Todt saiu, é claro, pela tangente…

RIO DE JANEIRO – As relações entre o Automobile Club de l’Ouest (ACO), organizador das tradicionais 24h de Le Mans e a Federação Internacional de Automobilismo (FIA), parceira na promoção e organização do FIA World Endurance Championship (WEC), nunca estiveram tão difíceis quanto agora.

O ACO vai exigir providências da entidade presidida com Jean Todt para acabar com o que os franceses têm como represália da F1 à vitória de Nico Hülkenberg na edição passada da prova de Sarthe, em parceria com Earl Bamber e Nick Tandy. Comandando uma Fórmula 1 hoje desprovida de muitas emoções e quase sempre previsível, Bernie Ecclestone pressiona maquiavelicamente nos bastidores, mexe seus pauzinhos e consegue quase tudo o que quer. A última do britânico foi a invenção de um GP da Europa em Baku, no Azerbaijão. Justamente no mesmo fim de semana das 24h de Le Mans 2016.

Ok… eu sei… houve o escândalo da Volkswagen, a Porsche não teria a chance de colocar um terceiro carro para Hülkenberg tentar o bicampeonato da prova (aliás, já havia um acordo fechado para a presença do alemão em Sarthe neste ano) mas acho o seguinte: seria muito mais honesto da parte do Bernie se ele não agisse de uma forma tão prejudicial a competições de outras categorias. Não só Le Mans está sofrendo com isto: há anos o GP de Mônaco é marcado para o mesmo fim de semana das 500 Milhas de Indianápolis. É muita intolerância pra uma pessoa só.

É claro que Jean Todt, mesmo sendo “parceiro” do ACO, saiu pela tangente. “Organizar um calendário é complicado. São 21 corridas da F1, dez provas da F-E, nove do WEC e 14 Ralis. Criar um calendário sem conflitos é impossível”, disse o dirigente.

Mas sempre se pode chegar a um consenso.

Ademais, Le Mans é uma prova que acontece desde 1923. O Mundial de Fórmula 1, do qual nunca desconheci sua história e importância, foi oficializado em 1950. Quem é mais tradicional, ora essa?

Le Mans merece respeito. E queiram os detratores ou não, o WEC hoje é um dos melhores campeonatos de automobilismo do mundo. Isso, se não for o melhor de todos.