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Túnel do Tempo

Direto do túnel do tempo (331)

RIO DE JANEIRO – Já que as Elf-Honda de André de Cortanze foram assunto aqui no blog, aí está Ron Haslam a bordo da Elf-Honda 4, no Mundial de Motovelocidade de 1987, na classe 500cc. A moto projetada pelo engenheiro francês tinha o conceito “Hub Center Steering”, igualmente adotado – como bem observou um leitor […]

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RIO DE JANEIRO – Já que as Elf-Honda de André de Cortanze foram assunto aqui no blog, aí está Ron Haslam a bordo da Elf-Honda 4, no Mundial de Motovelocidade de 1987, na classe 500cc.

A moto projetada pelo engenheiro francês tinha o conceito “Hub Center Steering”, igualmente adotado – como bem observou um leitor do blog – numa máquina de rua, a Bimota Tesi.

Esse sistema atuava com dois braços oscilantes, separando o direcionamento de forças da motocicleta – quer fosse na suspensão, quer fosse na frenagem. E é totalmente o inverso das motocicletas convencionais, que trabalham com garfos e bengalas, onde os princípios atuam e interferem uns nos outros. A perda de estabilidade em frenagens é drástica. Efeito minimizado com os braços oscilantes que a Elf-Honda 4 apresentava na seção dianteira, que evitavam que a dianteira “afundasse” nas frenagens. Mas poderia haver inconvenientes, especialmente no esterço da roda.

O “Hub Center Steering”, embora seja um sistema antigo, uma vez que o projeto foi apresentado há bem mais de três décadas, foi pouquíssimo utilizado em modelos para uso urbano. Além da Bimota Tesi, somente a Yamaha GTS 1000 adotou esse modelo revolucionário de suspensão, logo abandonado.

Há 29 anos, direto do túnel do tempo.