A Mil por Hora
Memorabilia

Elf X

RIO DE JANEIRO – Quem já ouviu falar da motocicleta experimental Elf X? O Paulo Tohmé mostrou a foto no Facebook, quando pintou uma discussão sobre os trabalhos do engenheiro André de Cortanze, que também fez algumas corridas como piloto – com o protótipo Alpine Renault, nos anos 1960. Falei da revolucionária Elf Honda, do […]

13240750_1050388695022251_64025131689533896_n
Elf X: projeto audacioso de André de Cortanze, primeiro com motor Yamaha, depois com Honda na Endurance e 500cc. Ah! O piloto não é o Johnny Cecotto…

RIO DE JANEIRO – Quem já ouviu falar da motocicleta experimental Elf X? O Paulo Tohmé mostrou a foto no Facebook, quando pintou uma discussão sobre os trabalhos do engenheiro André de Cortanze, que também fez algumas corridas como piloto – com o protótipo Alpine Renault, nos anos 1960.

Falei da revolucionária Elf Honda, do projeto do primeiro Sauber de Fórmula 1… lembraram também do Peugeot 905 C e do Toyota GT-One. E aí veio a imagem acima para pôr mais lenha na fogueira.

A Elf X foi a gênese da Elf Honda de competição. Com essa moto, André de Cortanze propunha um sistema de suspensão dianteira altamente revolucionário, numa ruptura de conceitos com o padrão vigente de garfo, molas e amortecedores. Essa moto foi concebida em 1978 e quando foi apresentada, tinha motor da Yamaha TZ 750.

Mas aí a Honda apressou-se a “comprar” a ideia do engenheiro francês e quis se envolver no projeto, desde que em provas de Endurance, o que aconteceu entre 1981 e 1983. Anos depois, lá por 1986/87, as ideias radicais de André de Cortanze foram apresentadas numa máquina de 500cc do Mundial de Motovelocidade, guiada pelo “Rei das Largadas” Ron Haslam. Salvo engano, a Elf Honda 4 disputou o GP do Brasil de 1987, em Goiânia.