A Mil por Hora
Fórmula 3

Melou!

RIO DE JANEIRO – Deu ruim, como dizem no popular. Nelsinho Piquet foi vetado pela FIA para disputar a rodada tripla de Pau do Campeonato Europeu de Fórmula 3 neste fim de semana. Segundo a entidade, a participação do piloto de 30 anos é “contrária ao espírito do campeonato”. Parece que baixou um quê de […]

JMD-NelsonPiquet-20151119-1
Não adiantou: mesmo após apelo, Nelsinho Piquet não disputará a rodada do Europeu de Fórmula 3 em Pau (Foto: José Mário Dias/Piquet Sports)

RIO DE JANEIRO – Deu ruim, como dizem no popular. Nelsinho Piquet foi vetado pela FIA para disputar a rodada tripla de Pau do Campeonato Europeu de Fórmula 3 neste fim de semana.

Segundo a entidade, a participação do piloto de 30 anos é “contrária ao espírito do campeonato”. Parece que baixou um quê de CBA no autor do veto, ninguém menos que Stefano Domenicali. O ex-chefão da Ferrari na Fórmula 1 ocupa hoje um cargo executivo na entidade máxima do desporto automobilístico.

“Devemos ter em mente o espírito do campeonato, como um dos principais passos na escada para a F1. Assim, decidimos que não poderíamos aceitar o pedido apresentado pela Carlin. Nesta temporada, a FIA introduziu novos critérios de elegibilidade com a intenção específica para definir as características do campeonato de F3 Europeia com mais precisão. A decisão de hoje é uma consequência lógica dessas medidas”, justificou o italiano.

“Não podemos negar que ficamos satisfeitos que um piloto com o talento e as conquistas de Nelson Piquet Jr. manifestou o desejo de competir em uma rodada do Europeu de F3 da FIA em um circuito de prestígio, como o de Pau.”

Ao mesmo tempo em que apedreja, Domenicali acaricia. Mas a decisão, por mais que tenha justificativa, é polêmica. Nelsinho poderia correr sem marcar nenhum ponto no campeonato. Que mal haveria nisto? E cabe lembrar que seu pai, Nelson Piquet, já tricampeão mundial e com 44 anos de idade, andou na Fórmula 3 Sul-Americana em 1997 e 1998.

Definitivamente, os tempos eram outros. E os critérios, também.