A Mil por Hora
Clip da Semana

Yes, nós tínhamos rock and roll!

https://www.youtube.com/watch?v=Wk2XVT4yQ88 RIO DE JANEIRO – O rock brasileiro, como o conhecemos, acabou. Não existe mais uma banda que faça o público cantar junto, que tenha letras que digam o que a gente quer ouvir. Quando um protesto lançado em 1987 – refiro-me a “Que país é este?”, da Legião Urbana – ainda soa atual, é […]

https://www.youtube.com/watch?v=Wk2XVT4yQ88

RIO DE JANEIRO – O rock brasileiro, como o conhecemos, acabou. Não existe mais uma banda que faça o público cantar junto, que tenha letras que digam o que a gente quer ouvir. Quando um protesto lançado em 1987 – refiro-me a “Que país é este?”, da Legião Urbana – ainda soa atual, é porque realmente os letristas e os roqueiros perderam completamente a inspiração.

A explosão do rock cantado em bom português se deu realmente na década de 1980, mas nos anos anteriores, mesmo com o fenômeno “Made in Brazil”, dos grupos que cantavam em inglês – talvez por vergonha de fazer o mesmo no pátrio idioma – já havia Mutantes, Rita Lee, Raul Seixas, O Terço, Som Imaginário, Som Nosso de Cada Dia, Módulo Mil, Moto Perpétuo e Casa das Máquinas. Este último dos que citei aqui é quem brilha hoje no blog.

“Casa de Rock”, música do terceiro álbum da banda, produzido, gravado e distribuído pelo selo da Globo (Som Livre) em 1976, é de autoria de Netinho, baterista d’Os Incríveis e fundador emérito do Casa das Máquinas, junto ao jovem Catalau (que anos depois seria vocalista do grupo Golpe de Estado) e Piska, guitarrista do grupo. Nessa época, o vocalista era Simbas, que entrou no lugar de Aroldo. Outro que deixara o grupo foi Pick – que pertenceu ao RC9 de Roberto Carlos. Marinho Testoni (órgão e piano acústico), Marinho Thomaz (bateria e percussão) e João Alberto (baixo) completavam o timaço de músicos.

O Casa das Máquinas teve um fim precoce e tumltuado, após uma briga entre Simbas e um operador de câmera da TV Record, que viria a falecer. O fato repercutiu negativamente na mídia e alguns dos músicos originais do grupo só voltariam a trabalhar juntos em 2003.

Espero que curtam o vídeo e o som. “Casa de Rock”, em vídeo do programa Fantástico, da Rede Globo, é o clip da semana.