A Mil por Hora
24 Horas de Le Mans

Confirmado: BMW no WEC em 2018!

RIO DE JANEIRO – O que já fora ventilado pelo jornalista estadunidense John Dagys acabou se confirmando nesta terça-feira: a BMW é o mais novo fabricante a confirmar presença no FIA World Endurance Championship (WEC). A marca bávara entra na competição em 2018, na classe LMGTE-PRO. Modelo e pilotos que integrarão o programa serão divulgados […]

BMW-M6-GTLM-Daytona-24hr-21
Willkomen! A BMW confirma um programa para 2018 no FIA WEC na classe LMGTE-PRO, juntando-se às seis marcas já envolvidas no Mundial de Endurance

RIO DE JANEIRO – O que já fora ventilado pelo jornalista estadunidense John Dagys acabou se confirmando nesta terça-feira: a BMW é o mais novo fabricante a confirmar presença no FIA World Endurance Championship (WEC). A marca bávara entra na competição em 2018, na classe LMGTE-PRO. Modelo e pilotos que integrarão o programa serão divulgados oportunamente.

Sendo assim, o Mundial de Endurance chega a sete marcas com participação oficial de fábrica com a chegada dos alemães. Neste ano, temos Porsche, Toyota, Audi, Aston Martin, Ferrari e Ford. E podem vir mais: o diretor do ACO, Vincent Beaumesnil, garante que outras estão a caminho. Cogita-se Corvette já para 2017 e, para um futuro próximo, McLaren e Lamborghini podem investir em plataformas LMGTE.

Além da presença a tempo inteiro no WEC, a BMW estará de volta às 24h de Le Mans, prova que não disputa desde 2011, quando fazia parte da Intercontinental Le Mans Cup. O melhor resultado foi um 3º lugar na classe LMGTE-PRO, com a trinca Dirk Müller/Andy Priaulx/Joey Hand  – curiosamente, nenhum dos três citados faz mais parte do plantel de pilotos da marca.

Jens Marquardt, o diretor esportivo da marca alemã, garante que a BMW não muda seu foco para os próximos anos. Está mantido o investimento no DTM e também nos programas de clientes da marca para os modelos GT3, assim como a participação no IMSA Weather Tech SportsCar Championship – onde inclusive o novo carro para 2018 também será utilizado. Hoje, o modelo M6 GTLM é homologado somente pela IMSA, o que invalida a participação do carro em Sarthe, por exemplo.

Outra novidade é o envolvimento com a Fórmula E, através de uma parceria tecnológica com a equipe de Michael Andretti.

Assim, a BMW mostra que há vida inteligente fora e além da Fórmula 1. Os alemães, que já estiveram na categoria máxima quando compraram a Sauber, hoje investem no que podem gastar. O WEC é uma ótima plataforma de identificação das marcas com o público, cada vez mais fã da categoria com seus Protótipos espetaculares e Carros Esporte igualmente incrementados.

Willkomen, BMW!